Três cidades pertencentes ao Circuito das Águas Paulista afirmaram que irão aderir à aplicação da dose adicional da vacina contra a covid-19 em moradores a partir dos 18 anos de idade, seguindo o anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB) no início da tarde desta quarta-feira (17). Os municípios de Monte Alegre do Sul, Pedreira e Socorro iniciam a campanha voltada à dose de reforço já nesta quinta-feira (18).
À apuração do ACidade On/Circuito das Águas, as prefeituras de Amparo e Holambra relataram que ainda estão aguardando as diretrizes oficiais do Departamento Regional de Saúde VII e do governo estadual para iniciar a campanha. Já a administração da estância de Águas de Lindoia afirmou que aguarda o envio de mais doses para dar início à aplicação da dose de reforço.
A prefeitura de Jaguariúna disse, em nota, que ainda não definiu se irá aderir à campanha e quando isso ocorrerá. O ACidade On/Circuito das Águas entrou em contato com as administrações municipais de Lindoia e Serra Negra, mas não obteve retorno.
Dose adicional
Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (17), o governador João Doria (PSDB) anunciou que toda a população adulta poderá receber a dose adicional da vacina contra a covid-19 a partir desta quinta-feira (18). A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para aqueles que tomaram as duas doses há, pelo menos, cinco meses, completando o ciclo vacinal até o mês de junho.
“A partir desta quinta-feira (18), toda população adulta que já tenha recebido a segunda dose da vacina há pelo menos cinco meses poderá receber a dose adicional da vacina aqui no estado de São Paulo”, afirmou o governador.
Anteriormente, a dose adicional era recomendada apenas para pessoas com mais de 60 anos de idade, profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses. A partir da mudança, cerca de 710 mil pessoas em todo o estado de São Paulo estão aptas a receber a dose adicional do imunizante, segundo o governo estadual.
“Neste momento, podem se vacinar quem tomou a segunda dose entre janeiro e junho, pois já estão com intervalo de cinco meses. Assim, em dezembro, quem tomou a segunda dose em julho já poderá receber a dose adicional”, detalha Regiane de Paula, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização.
De acordo com um balanço divulgado pelo governo do Estado de São Paulo, 3,6 milhões de pessoas já tomaram a dose adicional e outras 2,4 milhões com esquema completo já podem receber a dose de reforço.
No caso das pessoas que tomaram a dose única da vacina da Janssen, a segunda dose poderá ser aplicada após oito semanas e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já poderá receber a dose de reforço. Entretanto, o estado de São Paulo afirmou que “não conta com estoque deste imunizante e aguarda o envio de doses do Ministério da Saúde para definir a adesão às novas diretrizes com relação a esta vacina”, diz trecho da nota.
Uso de máscaras
Além da divulgação da dose adicional para maiores de 18 anos, o governo estadual manteve como obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos e privados em todo o estado. Anteriormente, o governador João Doria (PSDB) e o secretário estadual da Saúde, Jean Gorintcheyn, haviam marcado a divulgação do cronograma de flexibilização para esta quarta-feira (17), mas a medida foi adiada.
Durante a coletiva no Palácio dos Bandeirantes, Paulo Menezes e João Gabbardo, integrantes do Comitê de Científico da Covid-19, explicaram que uma possível flexibilização deve ser divulgada apenas no final do mês de novembro. “Em breve, vamos atingir indicadores para flexibilizar o uso de máscara”, afirmou Paulo Menezes.
A próxima coletiva sobre as regras da quarentena deve ser realizada no dia 24 de novembro.