Duas clínicas odontológicas, que ficam no Centro de Campinas, foram totalmente interditadas nesta quinta-feira (25) pela Vigilância Sanitária. Um dos estabelecimentos fica na Avenida Francisco Glicério e o outro na Rua Barão de Jaguara.
Os espaços tinham problemas estruturais, incluindo infiltrações, e problemas graves de limpeza, como esterilização inadequada de materiais, segunodo a avaliação do Setor de Serviços de Saúde e de Interesse à Saúde da Prefeitura.
“Houve uma ação de busca ativa programa baseada em estabelecimentos que não estão regularizados”, explicou Ana Lúcia da Silva Montini, chefe do setor.
Clínicas odontológicas
Além dos dois consultórios interditados, a fiscalização autuou outras cinco clínicas por falta de licença sanitária.
Ao todo, a equipe visitou 16 estabelecimentos. Cinco foram autuados por falta de licença sanitária, sendo que um deles foi temporariamente proibido de usar equipamentos de radiologia até que as correções necessárias sejam feitas.
Com exceção das duas clínicas fechadas totalmente, os tiveram o funcionamento liberado porque, segundo a Vigilância, têm condições satisfatórias de atendimento. Todos os espaços têm dez dias para defesa e adequação das exigências necessárias.
Os nomes das clínicas serão divulgados no Diário Oficial do Município na semana que vem.
Orientação à população
A Vigilância orienta os pacientes que busquem estabelecimentos com licença sanitária – visível nos estabelecimentos – e profissionais legalmente habilitados para fazer os devidos procedimentos odontológicos.
Como denunciar?
Denúncias sobre irregularidades devem ser feitas pelo telefone 156 da Prefeitura.
O outro lado
Uma das clínicas que foram interditadas, a Odonto Excellence, informou que irá recorrer junto à Vigilância Sanitária.
Confira a nota enviada à imprensa:
“Entendemos que a medida foi excessiva, já que não foi verificada nenhuma irregularidade gravíssima, apenas algumas adaptações necessárias para adequação à legislação, as quais poderiam ter sido realizadas se tivesse havido uma visita prévia, com as devidas recomendações, o que não houve. Salientamos que aqui na clínica prezamos por um atendimento de qualidade, sempre respeitando todas as normas e orientação dos órgãos competentes”.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
“Renascer”: confira atores da primeira versão que já morreram