- Publicidade -
CotidianoCnpem: 72,6% dos candidatos do curso de ciência são da rede pública

Cnpem: 72,6% dos candidatos do curso de ciência são da rede pública

Relação é de 24 estudantes por vaga; última etapa do processo seletivo ocorre em fevereiro

- Publicidade -

A Ilum oferece formação interdisciplinar, com ênfase na pesquisa (Foto: Divulgação)

 

A maior parte dos 943 candidatos inscritos no curso superior de ciência do Cnpem (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), de Campinas, cursou o Ensino Médio em escolas públicas do País.

São 685, 72,6% do total. Destes, 506 frequentaram cursos regulares e 179 tiveram aulas em colégios técnicos. Entre os 258 formados na rede privada, 226 são de escolas regulares e 31, técnicas.

Financiada pelo MEC (Ministério da Educação), a Ilum Escola de Cicência oferece bacharelado em Ciência, Tecnologia e Inovação, único curso superior gratuito de graduação da entidade.

Os dados foram divulgados após a abertura do processo seletivo, que não segue o modelo tradicional de vestibular (veja detalhes abaixo). Metade das vagas é reservada a estudantes de escolas públicas.

A primeira turma da escola téra 40 alunos. O objetivo é formar em três anos cientistas e pesquisadores de forma interdisciplinar e com o conhecimento de campos científicos distintos. 

- Publicidade -

“Ficamos felizes com a grande procura de jovens buscando um curso de ciência interdisciplinar, baseado em um programa pedagógico inovador. No primeiro ano, temos 24 candidatos por vaga. Está acima da maioria dos cursos oferecidos pelas universidades”, diz o diretor da Ilum, Adalberto Fazzio.

PERFIL DOS CANDIDATOS

Além da procura majoritária de alunos de escolas públicas, 554, ou 58,7%, são do gênero masculino, 380, 40,3%, do feminino, cinco, 0,5%, não informaram e quatro, 0,4%, declararam outros gêneros.

A maioria está na faixa dos 18 anos. Entre os estados, São Paulo teve o maior número de inscritos, 53,4%, seguido de Minas Gerais, 6,6%, Rio de Janeiro, com 5,2%, e Distrito Federal, 4,7%.

Completam a lista os estados da Bahia, 4,6%, Pernambuco, 2,4%, Amazonas, também com 2,4%, Pará, 2,2%, Goiás, 1,8%, Tocantins e Paraná, 1,7% cada um, e, por fim, o Ceará com 1,6%.

COMO FUNCIONA

Com início das aulas em 3 de março, o curso está na fase de seleção. São três etapas: manifestação de interesse, classificação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e entrevista individual.

Abertas em outubro e encerradas em 15 de dezembro de 2021 as inscrições contaram com um formulário e ma carta no qual os interessados disseram porque querem estudar ciência.

A manifestação de interesse já foi analisada pela comissão de avaliação. A partir da nota obtida nesta etapa e da classificação no Enem, serão pré-selecionados 200 candidatos para a fase final.

Já na última etapa, os candidatos serão entrevistados um a um. A nota final será composta pela manifestação de interesse, 23%, nota do Enem, 38,5%, e entrevista, 38,5%.

As entrevistas serão on-line entre os dias 21 e 24 de fevereiro, e a lista dos convocados será divulgada a partir de 25 de fevereiro por e-mail enviado e também pelo site ilum.cnpem.br.

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -