Treze bairros de Campinas passaram a fazer parte do sistema de coleta de lixo mecanizado da cidade a partir de hoje (18). A Prefeitura iniciou a instalação de 850 contêineres nas novas áreas. Cada contêiner tem capacidade para cerca de 1.000 litros (um metro cúbico). Com os novos coletores, a cidade agora possui um total de 5,1 mil unidades de lixeiras.
Os bairros que estão recebendo os contêineres são:
– Vila Itapura
– Vila Lemos
– Jardim Bela Vista
– Jardim Nossa Senhora de Fátima
– Parque Taquaral
– Vila Nova
– Parque das Universidades
– Jardim Baronesa
– Fazenda Rural Santa Cândida
– Parque dos Jacarandás
– Guanabara (extensão)
– Cambuí (extensão)
– Jardim Proença (extensão)
LEIA TAMBÉM
Fenômeno ‘anticiclone’ provoca vendaval e aumenta a sensação de frio na região
Tragédia: homem morre em acidente com elevador de shopping em Valinhos
Anteriormente, a coleta mecanizada era realizada apenas nos bairros Cambuí, Centro, Chácara Primavera, Taquaral, Jardim Proença e Ponte Preta, além dos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio.
O SISTEMA
O sistema de coleta mecanizada foi implementado em Campinas em agosto de 2014, trazendo benefícios como a otimização da coleta, que se torna mais ágil, e a redução do contato humano com os resíduos. Esse método também evita que o lixo se espalhe pelas ruas, seja revirado por animais ou molhado pela chuva.
De acordo com a secretaria de Serviços Públicos, no sistema de coleta mecanizada, os contêineres são posicionados em locais pré-determinados nas vias. Esses contêineres possuem rodinhas, tampa e trava. Os moradores podem colocar seus sacos de lixo domiciliar e orgânico dentro desses recipientes. Quando o caminhão de coleta de lixo passa, o contêiner é acoplado ao veículo e os resíduos são despejados no compartimento.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, lembra que, com a coleta mecanizada, os moradores podem colocar o lixo a qualquer hora nos novos coletores.
“A expansão de mais pontos de coleta mecanizada já faz parte do contrato com a Campi Ambiental”, explicou.
Na Parceria Público Privada (PPP) do Lixo está definido que toda a cidade passe a adotar o modelo de contêineres para coleta mecanizada em um prazo de cinco anos.
“É fundamental que a população não vandalize, furte ou mude o equipamento de lugar. Se alguém verificar algum contêiner danificado, deve avisar a Prefeitura pelo telefone 156”, afirmou.
LEIA MAIS
O que é FGTS Digital? Veja quando deve ser implementado