- Publicidade -
CotidianoColunistasConcerto da Jazz Sinfônica celebra 120 anos do Butantan

Concerto da Jazz Sinfônica celebra 120 anos do Butantan

Apresentação será no auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, para convidados, mas todos podem assistir pela Internet. Saiba como e quando!

- Publicidade -

Um dos prédios históricos do Instituto Butantan. Crédito: Divulgação Butantan

Neste mês de Fevereiro, o Instituto Butantan completa 120 anos de história na produção de soros e vacinas no Brasil. Para celebrar o aniversário da instituição paulista, será realizado um concerto da Brasil Jazz Sinfônica, no Auditório Simón Bolívar, dia 23 (terça-feira), a partir das 20h. 

- Publicidade -

O evento é restrito a convidados, mas será transmitido pelas redes sociais e canais da TV Cultura, do Memorial da América Latina e do Butantan no YouTube. A apresentação especial terá a regência dos maestros Ruriá Duprat e Mauricio Galindo e participação do cantor Renato Braz. 

Durante aproximadamente uma hora, a orquestra executará um repertório em homenagem ao Instituto, criado em 1901 para produzir soro contra a peste bubônica, que havia chegado pelo porto de Santos. 

A história do Butantan no desenvolvimento e produção de soros e vacinas no Brasil pode ser conhecida em visita a museus e outros espaços do Instituto, na capital paulista. Saiba mais do que pode ver, como e quando visitar em nossa publicação especial sobre o Butantan.

Concerto celebra conquistas e relevância do Butantan

- Publicidade -
Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, onde será a apresentação. Crédito: Divulgação Memorial da América Latina

Na primeira parte do concerto em homenagem ao Butantan, a Jazz Sinfônica executará músicas instrumentais sob a batuta de Galindo. Na segunda parte, Ruriá Duprat conduzirá a orquestra numa seleção musical com foco em superação, cura e esperança. O cantor Renato Braz também se apresentará com o grupo.
 
Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, esse é um momento de grande importância. “Todos nós temos de estar unidos em torno da vacinação em massa do nosso País. Esse dia, portanto, será de festa. (…)”, comenta Maluf, referindo-se à vacinação contra a Covid-19 e a contribuição do Butantan no desenvolvimento da vacina CoronaVac, pelo laboratório chinês Sinovac. 

O presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião, acrescenta que “mais do que nunca, os 120 anos do Instituto Butantan são uma celebração à vida. A excelência do centro de pesquisa é reconhecida por todos no Brasil e no exterior.(…) O concerto da Brasil Jazz Sinfônica celebra a ciência, por meio da cultura, dois pilares essenciais da vida em sociedade”.  

Há poucas semanas, a Brasil Jazz Sinfônica gravou o clipe ‘Estão Voltando as Flores’, na sede do Instituto, em homenagem ao Butantan. Sobre o lançamento, José Roberto Maluf afirma: “Além da apresentação, a orquestra também está dando a sua contribuição: um vídeo chamando o povo, chamando os brasileiros, chamando todos a se vacinar, o mais rápido possível”.  

Sobre o  Concerto Brasil Jazz Sinfônica: 

Auditório Simón Bolívar / para convidados
23 de fevereiro, às 20h
Transmissão pelas redes sociais e canais do Memorial da América Latina, TV Cultura e Instituto Butantan no Youtube.  

Referências: Notícia editada pela jornalista Michele da Costa, autora do Embarque40Mais. Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -