A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) recebeu 63.297 inscrições para o Vestibular 2022. O número representa uma queda em relação ao recorde histórico de inscritos do ano anterior, quando houve 77.653 candidatos. A redução foi de 18,4%.
Os dados foram divulgados pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) nesta terça-feira (28). Os candidatos inscritos vão concorrer a uma das 2.540 vagas, disponíveis em 69 cursos de graduação.
A primeira fase acontece em 7 de novembro de 2021, enquanto a segunda fase será aplicada nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Segundo a Comvest, os locais de prova da primeira fase serão divulgados em 22 de outubro.
QUEDA NÚMERO DE INSCRITOS
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, a queda no número de inscritos no Vestibular 2022 já era esperada.
“Era esperada diante do contexto de desmobilização estudantil e também forte crise econômica que faz com que muitos adiem sua preparação ou mesmo o ingresso em uma universidade pública. A queda de inscritos no Enem e a diminuição de pedidos de isenção de taxas foram outros indícios que apontavam para a queda”, disse.
Neste ano, a Unicamp chegou a prorrogar o prazo para as inscrições no vestibular devido à baixa procura de candidatos. Para o diretor, a medida foi fundamental.
“Ao prorrogarmos as inscrições, obtivemos a adesão de mais oito mil estudantes, incluindo aproximadamente mil que haviam sido contemplados com a isenção, mas não tinham efetivado a inscrição”, explicou.
CANDIDATOS REDE PÚBLICA
O percentual de estudantes de escolas públicas registrado foi de 30,5%. O índice de candidatos autodeclarados pretos e pardos ficou em 19,1% e o percentual de estudantes que fizeram a opção pelas cotas étnico-raciais foi de 10,7% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2022.
O percentual de estudantes inscritos que foram beneficiados pela isenção da taxa de inscrição está entre os maiores dos últimos anos, com 11,5% do total de candidatos, representando 7.267 inscritos.
CARREIRAS MAIS PROCURADAS
Segundo a Comvest, as dez carreiras mais procuradas no Vestibular Unicamp 2022 foram: medicina; arquitetura e urbanismo; ciência da computação; ciências biológicas; engenharia da computação; comunicação social-midialogia; farmácia; enfermagem; ciências econômicas (integral e noturno) e história.
A relação candidatos-vaga geral passou de 24 para 24,9% este ano.
COMO SERÁ
Para este ano, a Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase que foi reduzido na edição anterior de 90 para 72 e também o tempo máximo para sua realização de quatro horas.
A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, ao invés das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores.
Segundo a Comvest, as medidas sanitárias no momento de realização das provas continuarão sendo adotadas, a fim de garantir que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde sejam seguidos.
No estado de São Paulo, a primeira fase será aplicada em 30 cidades, além de Campinas. Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador são outros estados onde a prova será realizada.
CRONOGRAMA
Primeira fase: 7 de novembro de 2021
Segunda fase: 9 e 10 de janeiro de 2022
Provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música: setembro e outubro 2021
Provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança: entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022