Campinas inicia nesta quinta-feira (17) a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças com seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades. De acordo com a secretaria de Saúde, as doses serão aplicadas a partir das 13h. Ao todo, serão oito unidades aplicando a vacina nesse público. Veja a lista abaixo.
- CS Centro
- CS 31 de Março
- CS Aurélia
- CS São Marcos
- CS Ipê
- CS Nova América
- CS Florence
- CS Vista Alegre
Para receber a dose a criança precisa ser acompanhada pelos pais ou responsável (é necessário documento que comprove). Além disso, é preciso apresentar documento com foto, carteira de vacinação (se tiver) e comprovante de comorbidade.
A Pfizer Baby é aplicada em três doses. A segunda será aplicada 28 dias depois da primeira e a terceira 56 dias após a segunda. De acordo com o Ministério da Saúde, a dose pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
DOSES REMANESCENTES
Para que não haja perda de doses, a Saúde vai disponibilizar as doses remanescentes para crianças de 6 meses a 2 anos que não tenham comorbidades. Quem tiver interesse nas doses remanescentes deve procurar uma das oito unidades de saúde e fazer a inscrição da criança.
Cada frasco da vacina conta com dez doses e, após aberto, tem duração de 12h. Então, caso não sejam aplicadas, precisam ser descartadas.
DISTRIBUIÇÃO DO IMUNIZANTE
A secretaria de Saúde de Campinas confirmou o recebimento de 3.280 doses da vacina contra a covid-19 para crianças de seis meses a dois anos com comorbidades. Outras cidades da região também tiveram acesso aos lotes.
Ao todo, o DRS 7 é responsável por 42 municípios do estado de São Paulo. Entre eles, Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba e Americana também buscaram as doses no local, que fica na Vila Itapira, em Campinas.
Campinas é a cidade que vai receber a maior quantidade de imunizantes deste tipo. Sumaré, Hortolândia, Indaiatuba e Americana também estão na lista. Veja o número de doses em cada município:
- Campinas: 3.280 doses
- Sumaré: 920 doses
- Hortolândia: 740
- Indaiatuba: 720
- Americana: 620
A VACINA
Os imunizantes pediátricos babies da Pfizer chegaram ao DRS 7, em Campinas, no último dia 12, depois de desembarcarem no Brasil em 27 de outubro através do Aeroporto Internacional de Viracopos. Antes de serem distribuídas, porém, as vacinas passaram pelo Ministério da Saúde e pela pasta estadual de Saúde.
O imunizante foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em setembro para crianças de 6 meses até 4 anos, mas só chegou ao País em quantidade suficiente para iniciar a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades. Para crianças acima de 3 anos, a Coronavac é usada.