A retomada do Carnaval está movimentando a economia de Campinas após dois anos sem atividades devido à pandemia da covid-19. De acordo com a Prefeitura, comércios registraram alta no movimento de clientes durante as festividades. Ainda segundo levantamento da Administração, no distrito de Barão Geraldo, os impactos são positivos, com aumento de até 30% nas vendas nos dias de Carnaval, comparado ao período sem festa.
O desfile dos blocos pelas ruas e praças dos distritos e bairros da cidade atrai os foliões que consomem e fazem girar a economia e comércio local. Além disso, essa movimentação também está gerando oportunidades de emprego, já que os comerciantes estão tendo que contratar para poder atender tamanha demanda.
LEIA TAMBÉM
Litoral Norte é atingido por 600 milímetros de chuva em apenas três dias, informa Cepagri
HC da Unicamp, em Campinas, tem alta de quase 30% em consultas; longas filas chamam atenção
A busca por fantasias, acessórios e maquiagens também impacta a rotina de costureiras e lojas da Rua 13 de maio, no Centro, onde o comércio cresceu para o Carnaval.
NOVAS CONTRATAÇÕES
O proprietário do espaço Reúne Comida e Cultura, Rodrigo Berdí, disse que contratou mais gente para dar suporte ao aumento de 30% no movimento em função do Carnaval, no distrito de Barão Geraldo. Rodrigo conta que na pandemia teve uma rede de apoio dos integrantes do Bloco Cupinzeiro e, neste Carnaval, o seu espaço apoia o bloco. “Uma troca mútua”, afirmou.
Para Lucas Silveira, dono da Bronco Burger, o reflexo do Carnaval foi de aumento de 20% no movimento. Nas festividades, blocos de rua desfilaram na esquina próxima à hamburgueria.
Marcos Paulo Quintela de Azevedo, do Bar Santa Genebra, registrou aumento de 30% na venda de refeições, no horário de almoço, durante o sábado de Carnaval. A expectativa para os demais dias que este movimento continue também é otimista.
VENDA DE BEBIDAS
Campinas decidiu limitar a venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro no Carnaval 2023. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Campinas e é válida até dia 22 de fevereiro. Segundo o decreto, a limitação da venda de bebidas alcoólicas é em um raio de 500 metros dos locais de desfile dos blocos da cidade.
Segundo a Prefeitura de Campinas, os estabelecimentos comerciais não poderão comercializar para consumo externo bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas e recipientes de vidro em um raio de 500 metros dos locais de desfile. O horário de limitação é a partir de três horas antes até três horas após o encerramento dos eventos.
Ainda segundo o decreto, as bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas e recipientes de vidro somente poderão ser comercializadas para consumo dentro dos estabelecimentos comerciais.
Além disso, no caso de estabelecimentos que possuem alvará para funcionar ininterruptamente ao longo das 24 horas do dia, a proibição se estenderá até o horário das 7 horas da manhã do dia seguinte ao evento noturno.
Outra determinação é a proibição do porte e a venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas ou recipientes de vidro por vendedores ambulantes, no período das festividades de Carnaval, até 22 de fevereiro de 2023, nos locais onde haverá desfiles dos eventos carnavalescos. Também fica proibida a realização de eventos carnavalescos em espaços públicos sem a devida autorização ou credenciamento de Campinas.
LEIA MAIS
Blocos Pinga Ni Mim e Lua Vai animam o Carnaval de SP nesta segunda-feira