Como é a cidade de Campinas no ponto de vista das crianças? Essa é uma questão um tanto curiosa e fez com que a Prefeitura criasse um “Comitê infantil” para ouvir a opinião dos pequenos sobre o município.
Para participar, as crianças devem ter entre 4 e 11 anos e deverão estar autorizadas pelo responsável. Os pais interessados em inscrever os filhos devem preencher um formulário (acesse aqui) até o dia 20 de julho.
COMO FUNCIONA?
As crianças vão discutir sobre pontos importantes de diversos setores, segundo a Prefeitura. Desde temas como a instalação de brinquedos para crianças com deficiência nos parques até a questão de colocar árvores em espaços públicos, como praças, por exemplo.
O comitê vai funcionar da seguinte forma: todos os anos, através de um sorteio, quatro crianças de escolas públicas e privadas – sendo dois meninos e duas meninas – vão estar no comitê. Eles vão representar cada uma das regiões de Campinas, e os outros inscritos da lista serão suplentes.
O projeto tem iniciativa ligada ao programa PIC (Primeira Infância Campineira).
LEIA TAMBÉM
Censo aponta 146 capivaras em parques de Campinas; veja quando animais serão esterilizados
Mulheres são presas após furtarem produtos de beleza de supermercados usando ‘cinta modeladora’
PROJETO CIDADE DAS CRIANÇAS
A “Cidade das Crianças” é um projeto criado na Itália e hoje aplicado em diversos países da Europa e América-Latina. Ele promove a participação das crianças nos planejamentos dos serviços e espaços urbanos.
De acordo com a Prefeitura, Campinas se junta ao projeto com o “comitê das crianças”. O decreto entrará em vigor nos próximos dias, na data de sua publicação no Diário Oficial do Município.
LEIA MAIS
Carro zero com desconto: programa de incentivo será estendido