A partida do Brasil contra a Suíça às 13h desta segunda-feira (28) alterou o funcionamento dos estabelecimentos e fez os consumidores no Centro de Campinas correrem contra o tempo no final da manhã. Por conta da exibição da partida no telão montado no Largo do Rosário, o trânsito foi alterado e a PM (Polícia Militar) e a GM (Guarda Municipal) organizaram um esquema reforçado de segurança.
Por vola de 10h, algumas lojas permaneciam abertas, mas se preparavam para fechar as portas durante o jogo da Copa do Mundo do Catar. Nesses locais, muitos clientes aproveitaram para fazer as últimas compras. Entre os produtos favoritos, estavam camisas com as cores brasileiras e itens como cornetas e apitos. Outros estabelecimentos continuarão funcionando durante a partida do Brasil.
Entre os que decidiram fazer compras pouco antes da partida, estava uma família formada por um avô, pai, mãe e filha. A menina era a única sem alguma peça de roupa com as cores da bandeira. “Nós vamos comprar agora. Nós vamos assistir no telão. Todo mundo junto”, disse a mulher. Em outra loja, duas amigas adolescentes também compraram uma blusa antes de seguir para um restaurante.
LEIA TAMBÉM
Brasil joga contra a Suíça de olho na classificação; confira todos os jogos desta segunda
Jogo do Brasil: veja o que abre e fecha em Campinas nesta segunda
BLOQUEIOS DA EMDEC
O fechamento viário antecipado da Avenida Francisco Glicério, feito pela Emdec hoje a partir de 12h, serve para comportar o público e organizar o fluxo de carros no entorno do Largo do Rosário. Os agentes de mobilidade urbana vão monitorar a concentração do público e realizar, se necessário, uma segunda etapa de interdições em outras ruas a avenidas do entorno do local.
A operação especial na Glicério prevê o bloqueio entre as vias Benjamin Constant e General Osório. Com isso, segundo a Emdec, os motoristas deverão desviar pelas avenidas Benjamin Constant e Senador Saraiva. Se for preciso, no entanto, serão feitos bloqueios nos cruzamentos da Avenida Doutor Campos Sales com a Rua José Paulino e da Rua General Osório com a Rua José Paulino.
Se a segunda etapa da operação se confirmar, os motoristas deverão usar as ruas José Paulino e General Osório ou as ruas José Paulino e Barreto Leme para fazer os desvios durante as partidas. Os agentes também orientarão os motoristas e os usuários do transporte público antes, durante e após os jogos.
Além das equipes no Centro, a operação vai contar ainda com atuação remota de operadores da Divisão de Controle Operacional e de equipes semafóricas.
SEGURANÇA REFORÇADA
O 8º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), de Campinas, detalhou à reportagem do acidade on que vai executar um plano de segurança para a transmissão de jogos da Copa do Mundo em um telão na região central.
De acordo com a PM (Polícia Militar), o esquema planejado envolve o policiamento a pé e os usos de equipes em carros e da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas), da Base Comunitária Móvel e da Força Tática.
“Contaremos com o apoio do 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), Cavalaria, Canil, grupamento aéreo e ainda realizaremos ações integradas com a GM (Guarda Municipal), Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e demais órgãos de fiscalização”, informou a PM em nota.
A operação ocorrerá em toda a região central e o objetivo “é proteger as pessoas, combater o crime, preservar a ordem pública e aplicar a lei”, além de “prevenir, amparar, acolher e assistir as pessoas”, promovendo sensação de segurança.
TRANSPORTE PÚBLICO
Os ônibus do transporte municipal de Campinas terão horários especiais nesta segunda-feira. Segundo a Emdec, uma programação especial para o transporte público foi planejada para atender o deslocamento dos passageiros.
A programação convencional será adotada até 13h. Durante a partida, entre 13h e 15h, as linhas irão circular com frota reduzida, equivalente à praticada no período noturno. A partir das 15h, a operação convencional será retomada (LEIA MAIS DETALHES AQUI).
LEIA MAIS
Segunda começa com 11 gols em dois jogos; Brasil está escalado