O feriado de Corpus Christi contará com uma programação especial nesta quinta-feira (8), em Campinas. Durante o dia, será celebrada uma missa, haverá procissão e a tradicional confecção do tapete. A celebração acontece na Catedral Metropolitana de Campinas, no Centro, e conta com a presença do Arcebispo Dom João Inácio Muller.
Vale destacar que a confecção dos tapetes de serragem, areia, entre outros materiais, é tradição da data. A Solenidade da data na Catedral terá quatro missas e procissão com o arcebispo.
Veja a programação:
- 7h30: Missa
- 9h30: Missa e procissão com Arcebispo Dom João Inácio Muller
- 11h30: Missa
- 17h: Missa
CONFECÇÃO DO TAPETE
Segundo o padre da Cúria da Catedral Metropolitana, Caio Andrade, o tapete começou a confeccionado na noite de ontem, em frente à entrada da Catedral. O trabalho se estendeu por toda a madrugada e na manhã de hoje.
Entre os desenhos do tapete estão o Brasão dos 250 anos da Catedral, o Brasão do Vaticano, Sagrada família, Cordeiro, Cálice e a Hóstia Santa, Espírito Santo, entre outros. Para a montagem será utilizado areia tingida, pó de café, fubá e sal.
A DATA
Traduzindo do latim, a palavra Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. Na religião cristã, o feriado relembra a Santa Ceia, quando Jesus fala a seus apóstolos para celebrarem a última páscoa, assim ensinando sobre o pão ser o corpo e o vinho o sangue de Cristo.
De acordo com o padre Claudinei Almeida, da Catedral Metropolitana de Campinas, o feriado sempre cai em uma quinta-feira devido à Santa Ceia – quando Jesus Cristo reuniu seus apóstolos e deu a eles seus últimos mandamentos. O encontro teria acontecido em uma quinta-feira.
“Então é na quinta-feira que acontece o Corpus Christi, todos os anos. Além disso, todas as quintas-feiras, a Igreja venera e recorda a Eucaristia”, explicou o Padre.
Ainda segundo o padre, o feriado também faz parte do calendário católico, tendo relação com a Páscoa, e por isso, não tem um dia fixo.
“O cálculo para a determinação do Corpus Christi é a quinta-feira imediatamente depois do domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo depois de Pentecostes, contanto 50 dias após a Páscoa”, explicou.