A Prefeitura de Campinas lançou nesta terça-feira (6) um formulário na internet para que os moradores que testarem positivo pra covid-19 usando testes de farmácia comuniquem a secretaria de Saúde sobre o resultado. A medida serve para permitir que a pasta tenha acesso aos dados em meio à alta da doença.
Além do aumento de infectados pelo vírus nas últimas semanas, o controle foi criado diante do aumento de 80% na busca por autotestes nas farmácias nas últimas semanas. A ideia é que a cidade consiga mapear e contabilizar os casos de covid-19, já que, até então, os autotestes não eram monitorados pela Saúde.
LEIA TAMBÉM
Vereadores de Campinas aprovam plano de proteção e acompanhamento de órfãos de feminicídios
Mário Gattinho: PS infantil passa a funcionar no antigo hospital Metropolitano, em Campinas
A diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, Andrea von Zuben, explica que os números vão ajudar a pasta de Saúde a tomar atitudes e planejar medidas para o atendimento em hospitais da rede municipal.
“Isso colabora em todo o contexto pra gente pensar se vai precisar de mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ou pediátricos, e se são os mais jovens, ou os mais velhos que estão adoecendo. Isso tudo entra no monitoramento de dados da Vigilância e faz a gente entender a situação para as providência”, diz.
COMO FAZER?
Só deve preencher o formulário quem fez o teste de farmácia e tem o resultado positivo, já que os testes feitos no SUS (Sistema Único de Saúde), ou na rede particular de laboratório já têm os resultados notificados automaticamente.
Para preencher o formulário, basta acessar este link. Na página, inclusive, há orientações sobre isolamento e os cuidados necessários.
LEIA MAIS
Mercado de trabalho: 87,7% dos informais querem se formalizar