Uma criança de 4 anos ficou ferida após ser mordida por dois cachorros do canil da Guarda Municipal. O caso aconteceu no último sábado (24) em Ribeirão Preto, durante uma apresentação com cães da corporação na em uma escola municipal.
O ataque aconteceu na Escola Municipal Ana dos Santos Gabarra, na zona Sul da cidade. A família da criança relatou que o menino teve ferimentos no braço direito e no peito, e precisou ser levado a um hospital. Foram necessários três pontos em um dos cortes. Em nota, a corporação afirmou que adota medidas de segurança e presta assistência (leia nota abaixo).
FESTA NA ESCOLA
Ainda conforme a família, a criança participava de uma festa junina da escola localizada no Jardim Irajá, onde também acontecia uma apresentação do Canil da GCM.
Segundo a mãe, um cão da raça Pastor-belga-malinois mordeu o peito do seu filho e o derrubou no chão, após o garoto ter levantado a mão para acenar para ela. O menino aguardava para participar de uma atividade em que se chutavam bolinhas para os cachorros pegarem, conforme o relato.
LEIA TAMBÉM
Novo muro do Cemitério da Saudade divide opiniões sobre vista de túmulos; obra terá cerca viva
Casal é encontrado morto em quarto de pousada em Monte Verde
Na sequência, o pai pegou o menino no colo, quando outro cão, um Rotweiller, teria escapado ao não obedecer os comandos de um agente, que havia saído em socorro da criança, e mordeu o braço do garoto, de acordo com a mãe.
Além dos pontos, a criança recebeu vacina contra a raiva. O pai, que também foi atacado, sofreu ferimentos considerados mais leves. A família declarou à Polícia Civil que não desejava representar legalmente contra a GCM.
O QUE DIZ A GM
Por meio de nota de imprensa, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Ribeirão Preto lamentou o fato e informou que adota medidas de segurança para evitar incidentes durante as apresentações com cães, e que presta toda a assistência necessária.
Leia a nota da GCM na íntegra:
“A Guarda Civil Metropolitana esclarece que aplica todas medidas de segurança para evitar qualquer incidente durante as apresentações do canil. É feito o isolamento da área onde os animais fazem a apresentação, além de solicitação aos pais para que contribuam na contenção das crianças em relação à proximidade com os animais. Lamentamos o fato ocorrido e informamos que está sendo prestada toda assistência necessária. Informa ainda que a vítima está bem. Por fim, enfatiza que centenas de apresentações são realizadas durante todo o ano em escolas e eventos públicos, e que nenhuma ocorrência havia sido registrada”.
LEIA MAIS