Duas crianças, de 3 e 4 anos, foram resgatadas pela Polícia Militar, na tarde desta quinta-feira (13), em situação de abandono em uma casa no bairro Jardim Paranapanema, em Campinas. Segundo a PM, as duas crianças estavam dentro de um tanque de lavar roupas. Ainda de acordo com a Polícia Militar, uma delas tem hidrocefalia.
LEIA TAMBÉM
Frente fria chega a Campinas nesta sexta-feira com pancadas de chuva e temporais
Após perseguição em rodovia, PM prende mais dois suspeitos em Campinas; vídeo
Segundo a corporação, policiais militares foram até o local após uma denúncia anônima. Ao chegarem na Rua Milton Gonçalves, encontraram as crianças sujas de fezes e brincando dentro do tanque de água.
À Polícia Militar, a mãe das crianças disse que precisou deixar os filhos em casa para conseguir ir trabalhar. Ainda segundo a mulher, ela tem feito isso desde o dia 20 de março, quando conseguiu um emprego como camareira.
A mulher foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Infância e Juventude de Campinas. Ela deve responder por abandono de incapaz. As duas crianças estão sob os cuidados do Conselho Tutelar.
Este é o quinto caso de abandono de incapaz neste ano. Em março, duas crianças também foram encontradas em situações precárias, em Campinas. Segundo levantamento, houve alta de 52,7% nos atendimentos do Conselho Tutelar no último ano – veja os detalhes abaixo.
OUTROS CASOS
Uma menina de 11 e um menino de 5 anos foram resgatados pela GM (Guarda Municipal) dentro de uma casa com sinais de abandono, no bairro Indianópolis, em Campinas, no dia 10 de março. A equipe chegou ao endereço após uma denúncia anônima e encontrou alimentos vencidos e cômodos sujos. O caso foi apresentado na 2ª Delegacia Seccional, no Jardim Londres.
Em 2 de fevereiro, dois bebês foram resgatados após uma denúncia de abuso sexual. No dia 30 de janeiro, duas ocorrências deste tipo foram registradas. Em uma delas, na Vila Vitória, três crianças foram retiradas de uma casa sem condições de higiente. Já na Chácara São José, um menino foi resgatado.
LEVANTAMENTO
O Conselho Tutelar de Campinas registrou um aumento de 52,7% nos atendimentos no último ano. O balanço, solicitado pelo acidade on e divulgado exclusivamente pelo órgão, mostra o total de 5,2 mil assistências realizadas em 2022, contra 3,4 mil em 2021.
Neste ano, em dois meses foram 1.087 casos atendidos: em janeiro foram 471 casos, já fevereiro, mesmo com menos dias, foram registrados 616 atendimentos. O relatório estatístico reúne os dados de acompanhamentos dos cinco Conselhos Tutelares da metrópole.
LEIA MAIS