A Polícia Civil está investigando criminosos que estão criando sites falsos de lojas de autopeças, em Campinas, para aplicar golpes. De acordo com as vítimas, eles simulam as vendas, recebem o pagamento via PIX, mas não entregam os produtos.
Os endereços eletrônicos têm o mesmo nome dos estabelecimentos automotivos reais e aparentam ser verdadeiros.
Lojas de autopeças
Uma dessas lojas que teve o nome “furtado” pelos criminosos que criaram uma página falsa fica na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, na Vila Georgina. Segundo o proprietário do comércio, os golpistas já fizeram dezenas de vítimas, e ele já acionou a polícia.
“As pessoas compram pela internet e vem na loja física. Nem liga no telefone fixo e estão caindo no golpe. Colocaram o CNPJ da loja no site, eu já fiz o BO [denunciando isso] tudo certinho, mas tem sete meses que isso está acontecendo. Só na minha loja já foram mais de 100 pessoas. Pessoas do Rio, São Paulo, Ribeirão Preto, Sorocaba”, disse Paulo Henrique, proprietário do estabelecimento.
A EPTV entrevistou uma das vítimas, que preferiu não ter a identidade revelada. “Eu tive um problema com o motor do meu carro e, por conta disso, precisei comprar um motor novo. Eu fiz diversas pesquisas pela internet. Cheguei a pesquisar dez orçamentos e estava dentro da média de preço, não era um preço tão atrativo, que tem cara de golpe. Só que eu acabei escolhendo ele porque foi o único que tinha a peça que eu precisava, o motor, aqui em Campinas”, contou.
Depois disso, a vítima foi ao endereço físico da loja, onde descobriu que havia caído em um golpe.
Precaução
A Polícia Civil dá as seguintes dicas para evitar esse tipo de situação com as lojas de autopeças; confira:
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado
- Confira o CNPJ e outros dados no PIX
- Telefone para checar se o site é mesmo do estabelecimento
- Compare o site de compra com as redes sociais da loja
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
“Renascer”: confira atores da primeira versão que já morreram