O Centro de Saúde do Parque da Figueira, em Campinas, foi fechado na manhã desta terça-feira (12) após uma enfermeira sofrer uma agressão no local. O caso aconteceu por volta das 9h e a Polícia Militar foi acionada. Por causa da agressão feita por uma paciente, o atendimento no local foi suspenso o dia todo.
Segundo a secretaria de Saúde, os pacientes que estão em busca de atendimento no local estão sendo direcionados para o CS mais próximo, que é o da Vila Ipê. A unidade atende moradores do Parque Prado e do Nova Europa. Já, as consultas que não foram realizadas nesta terça-feira, serão reagendadas para o mais breve possível. Os funcionários do CS entrarão em contato com os pacientes.
LEIA TAMBÉM
Com superlotação em UTI neonatal, Campinas faz apelo ao Estado por mais leitos
Falha na internet suspende atendimento em agência do INSS em Campinas
A AGRESSÃO
A agressão aconteceu no CS Jaime César Correa Lima, pouco depois das 9h. Segundo a secretaria de Saúde, uma paciente teria ido até a unidade de saúde para solicitar uma receita que ainda não estava no prazo para a retirada. A mulher não concordou com o protocolo passado pela equipe de saúde e invadiu uma sala. Ela agrediu uma enfermeira que estava sentada em uma cadeira.
A polícia foi acionada e será feito boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial, no Jardim Amazonas.
A enfermeira que sofreu as agressões passará por exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal) ainda nesta terça-feira. Segundo a Saúde, quando a polícia chegou ao local, a paciente já havia ido embora, mas a unidade tem os dados da agressora que serão passados à Polícia Civil.
Por meio de nota, a secretaria de Saúde de Campinas lamentou o ocorrido e reforçou que a violência jamais é a solução de conflitos. Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido e reforça que a violência jamais é a resposta, sendo o diálogo o melhor caminho para a solução dos conflitos. A pasta informa ainda que o Centro de Saúde Figueira destaca-se por importante protagonismo no atendimento durante a pandemia e na campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe.”