Vice-presidente da Saúde da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), encaminhou nesta quinta-feira (6) um ofício ao Ministério da Saúde para solicitar ajuda aos municípios em meio à alta atual de casos de covid-19 e influenza.
No entendimento da entidade, para suportar o momento de crise neste início de ano, as prefeituras de todo o País precisam investir em compras de testes rápidos e em medicamentos antigripais, além de melhorar a estrutura e ampliar as equipes para atender os pacientes.
“Para responder a esta demanda crescente, as cidades precisam da ajuda financeira. A nível nacional, o Governo Federal precisa fazer a sua parte e ajudar os municípios”, afirmou Saadi.
O pedido endossa a posição do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras), criado pela FNP para a aquisição de vacinas e insumos na pandemia e que também cobra auxílio federal aos municípios. Campinas e cerca de duas mil cidades fazem parte do Conectar.
Em Campinas, que também convive com a demanda alta de quadros gripais, Dário anunciou a contratação emergencial de 163 profissionais de saúde pela Rede Mário Gatti. Deste total, 108 técnicos de enfermagem serão contratados nesta sexta (7) e devem começar a atuar no próximo dia 17.