A Defesa Civil estadual de São Paulo emitiu um alerta para chuvas fortes e contínuas, com raios, ventos e granizo, a partir desta quarta-feira (28) na região de Campinas. Outras regiões do estado também entraram no alerta divulgado nesta terça-feira (27) – veja mais abaixo. Na região de Campinas, são esperados 90 milímetros de chuva. O alerta vale a partir de amanhã até sábado (1º). Com indicativo de 90 milímetros, também estão com alerta as regiões de Marília e Presidente Prudente.
O Vale do Ribeira terá 60 milímetros de chuva, enquanto Araraquara e Bauru, 80 milímetros. A previsão de acima de 100 milímetros é válida para Araçatuba, Região Metropolitana de SP e São José do Rio Preto.
As regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto tem expectativa de 150 milímetros de chuva. Já Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte tem previsão de 200 milímetros, de acordo com balanço da Defesa Civil estadual.
Segundo a Defesa Civil, recomenda-se atenção especial as áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
ALERTAS DA DEFESA CIVIL
Para receber os alertas, instale o aplicativo da Defesa Civil do Estado ALERTA SP, disponível para Android e iOS.
LEIA TAMBÉM
Atacadista tem 151 vagas de emprego em Indaiatuba; veja como se candidatar
Eleitores não podem ser presos a partir de hoje; veja exceções
FRENTE FRIA
A ocorrência de chuva torrencial nos próximos dias, na região de Campinas, foi prevista pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Isso ocorre por conta da passagem de uma nova frente fria, que também proporciona a entrada de ventos fortes.
“Para hoje e quarta-feira, as temperaturas são moduladas pela presença persistente da nebulosidade, mantendo uma baixa amplitude térmica. Entre quinta e sexta-feira, a passagem de uma frente fria pelo oceano promove a entrada de ventos fortes de sudeste na região, transportando um ar ligeiramente mais frio e com ocorrência de rajadas”, diz trecho do boletim do Centro.
Segundo o meteorologista, do Centro, Bruno Bainy, a frente fria ainda deve causar ventos de intensidade moderada. “Entre quinta e sexta, ventos de intensidade moderada a forte com velocidades médias em torno de 35 km/h”, afirma.
LEIA MAIS
Hoje é o último de inscrições para o Arena Intergames; veja como se inscrever