A Defesa Civil estadual emitiu nesta quinta-feira (10) um alerta para tempestade na região de Campinas a partir desta sexta-feira (11). O alerta é válido também para outras regiões do estado de São Paulo (leia mais abaixo) e prevê ainda chuva forte em Campinas, seguida de raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo.
Em Campinas, o acumulado previsto é de 100 milímetros. O alerta é válido até segunda-feira, dia 14 de novembro. De acordo com o órgão estadual, a instabilidade meteorológica acontece por conta de um corredor de umidade vindo da Amazônia, provocando condições para tempestade.
A Defesa Civil ainda alerta para a existência de risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. “Portanto ressalta-se a importância de atenção especial nas áreas mais vulneráveis”, informa em nota.
Nesta semana, o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, já havia previsto uma mudança no clima nesta semana, com a volta de chuvas intensas.
LEIA TAMBÉM
Poliomielite: veja como está vacinação de crianças em bairros de Campinas
NO ESTADO DE SP
O alerta da Defesa prevê condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados para várias regiões do estado de São Paulo entre amanhã e segunda-feira (14) – veja detalhes abaixo.
- Acumulados elevados (70 mm) e chuva forte na Região Metropolitana da Capital, nas regiões de Sorocaba, Itapeva e Litoral Norte.
- Acumulados elevados (90 mm) e chuva forte nas regiões de Franca, Ribeirão Preto, Barretos, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e São José do Rio Preto.
- Acumulados elevados (100 mm) e chuva forte nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Campinas.
- Acumulados moderados (50 mm) e chuva forte nas regiões de Registro e Baixada Santista.
- Acumulados elevados (80 mm) e chuva forte nas regiões de Araraquara e Bauru.