- Publicidade -
CotidianoDefesa Civil coloca Hortolândia em estado de emergência; entenda

Defesa Civil coloca Hortolândia em estado de emergência; entenda

Defesa Civil do Estado emitiu alerta em razão das altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar nas cidades do Interior

- Publicidade -

A Defesa Civil do Estado colocou Hortolândia em estado de emergência por conta do alto risco de incêndios. A classificação vale até a próxima sexta-feira (23). O alerta foi emitido em razão da baixa URA (umidade relativa do ar) na região.

O aviso foi divulgado na noite de segunda-feira (19), no Boletim Meteorológico do Núcleo de Gerenciamento de Emergências da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

“Para o período entre segunda (19) e sexta-feira (23), os dias serão marcados pelo risco de incêndio elevado, devido à baixa URA para o interior do Estado. Já no sábado (24), a passagem de uma frente fria, criará uma maior oferta de água na atmosfera, o que deixará o risco para incêndios mais baixo”,

informa o documento.

Nesta terça-feira (20), medições do Ciagro (Centro integrado de informações agrometeorológicas) mostram a URA de Hortolândia variando entre 61,6% às 6h e 28,7% ao meio dia.

Como ficam as temperaturas no período?

O boletim meteorológico prevê dias de sol entre poucas nuvens, o que vai resultar em sensação de calor e abafamento, com temperaturas máximas ultrapassando os 30ºC nesta quarta-feira (21).

Na quinta (22) e sexta-feira (23), as temperaturas devem subir ainda mais, com máximas acima de 32ºC. Já no sábado (24), os termômetros podem alcançar 34°C.

Quais medidas estão sendo adotadas na cidade?

A Prefeitura de Hortolândia informou que está atenta às orientações e adotando medidas para evitar queimadas e focos de incêndio. “Em junho passado, a Administração Municipal aderiu à Operação São Paulo Sem Fogo 2024 e faz um cuidadoso acompanhamento da qualidade do ar, por meio da Defesa Civil Municipal”, explicou o Executivo.

A prática de queimadas na cidade é considerada crime, sujeita a penalidades e multas. A população pode denunciar, anonimamente, pelo número 193, do Corpo de Bombeiros, ou pelo aplicativo Agenda Verde, disponível no Google Play e na App Store.

- Publicidade -


O que é a umidade relativa do ar?

A URA é um índice que mede a quantidade de vapor de água presente na atmosfera em comparação com o total máximo que poderia existir, em determinada temperatura. A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12h e 16h.

Baixa umidade relativa do ar também pode causar problemas de saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece que índices de URA inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Entre os problemas causados pela baixa umidade do ar estão complicações alérgicas e respiratórias, ressecamento da pelem irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do risco de incêndios.

Como é dividida a classificação dos estados de criticidade dos níveis URA e quais são as orientações?

Até 30% – Estado de Observação

Acompanhamento dos índices da URA.

Entre 30 e 20% – Estado de Atenção

  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
  • Consumir água à vontade;

Entre 20 e 12% – Estado de Alerta

  • Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas;
- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -