A Defesa Civil de Campinas localizou até esta terça-feira (21) 66 pessoas que estavam isoladas após os fortes temporais que atingiram o Litoral Norte. Os contatos foram restabelecidos depois que 28 ligações foram feitas por familiares através do número 199, disponibilizado para facilitar a busca por moradores na região. Na última atualização divulgada hoje, 24 famílias haviam procurado o órgão.
“À medida que o sinal de celular e a energia vão sendo restabelecidos no litoral, as pessoas que estão em Campinas retomam contato e conseguem notícias de seus familiares. Os dados foram atualizados nesta terça, às 12h. Em uma mesma chamada pode ser feita a solicitação por mais de uma pessoa”, detalha a Prefeitura, que planeja ainda enviar ajuda e doações à região – veja abaixo.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, das 28 solicitações recebidas até o momento, “25 foram referentes à cidade de São Sebastião, uma de Ubatuba e outras duas são localidades que os parentes não souberam informar”. Além disso, ainda conforme o comunicado do município, “a maioria destas 66 pessoas estava passando o feriado na praia de Maresias, em São Sebastião”.
“A Defesa Civil de Campinas continua recebendo solicitações de auxílio para contatos com parentes no litoral pelo telefone 199, completa a nota oficial.
LEIA TAMBÉM
Mãe de Campinas consegue contato com jovem em Maresias, no Litoral Norte, após 58 horas
Bombeiros de Campinas e região apoiam resgates no Litoral Norte após tragédia
COMO AJUDAR?
Para enviar mantimentos e utensílios ao Litoral Norte, a Prefeitura de Campinas divulgou que a população pode fazer doações aos desalojados através da campanha SOS Chuvas. A intenção é enviar quatro toneladas de alimentos, roupas e outros produtos aos municípios afetados pelos fortes temporais.
De acordo com a Administração, a coleta de itens será feita através da estrutura já existente na cidade. O SOS Chuvas foi criado para auxiliar famílias afetadas pela série de tempestades que atingiu a cidade em janeiro e conta com 17 postos de arrecadação. A lista de endereços pode ser conferida neste link e a iniciativa tem ainda o WhatsApp: (19) 99244-4279 e o número (19) 2116-0165.
“Quatro toneladas de alimentos e roupas serão enviadas ao litoral assim que houver liberação da estrada e dos acessos às áreas atingidas”, disse a Prefeitura.
LEIA MAIS