A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quinta-feira (14) um alerta de risco meteorológico para toda a região em que faz parte as nove cidades do Circuito das Águas. A atenção deve ser redobrada já a partir desta sexta-feira(15). Segundo o órgão, novas instabilidades irão avançar pelo Estado e podem provocar condições para chuvas fortes, contínuas e volumosas. O mau tempo ainda traz raios, ventos e granizo.
O alerta ainda inclui a região de Sorocaba e prevê a condição de risco até a próxima terça-feira (19). De acordo com a Defesa Civil, há previsão para acumulados de 70 mm de chuva em algumas áreas nas próximas 72 horas.
No aviso, o órgão ressalta a importância de atenção especial as áreas mais vulneráveis, citando risco de deslizamentos,
desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
O QUE DIZ PREVISÃO
Segundo meteorologistas do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, em Campinas, a partir do entardecer e o início da noite desta quinta-feira (14), nuvens profundas devem se formar e há chances de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
“A previsão para a sexta-feira é céu parcialmente nublado pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde. A aproximação de uma frente fria reforça áreas de instabilidade na região e proporciona a formação de nuvens profundas, com potencial para formação de tempestades isoladas”, diz a previsão do Centro. Entretanto, na análise dos meteorologista, não há indicativos de severidade.
As temperaturas devem cair a partir de sexta-feira (15) e do sábado (16) devido a passagem da frente fria.