A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu nesta terça-feira (11) um alerta de ventos fortes e queda nas temperaturas devido à chegada de um ciclone extratropical. Segundo o órgão, o ciclone trará ventos fortes e uma queda significativa nas temperaturas em todo o estado. A previsão é que esses efeitos comecem a ser sentidos a partir de quinta-feira (13). Em Campinas, espera-se rajadas de vento com velocidades em torno de 80 km/h e temperaturas mínimas de 9ºC.
LEIA TAMBÉM
Suspeitos de roubo de carro morrem em troca de tiros com a PM após perseguição na região
Acidentes com caminhões têm alta na região no primeiro semestre de 2023
O comunicado informa que todo o estado de São Paulo sentirá os efeitos da formação e deslocamento de um centro de baixa pressão, que se moverá pelo oceano, a partir desta quinta-feira. Com a passagem do ciclone no Sul do país, é esperada a formação de rajadas de vento fortes, com velocidades de até 90 km/h, nas seguintes regiões: capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva.
Em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos, os ventos poderão atingir os 80 km/h. “Embora o ciclone extratropical traga chuva para o sul do país, em São Paulo não serão registrados acumulados significativos”, acrescenta o órgão.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
Já com a chegada do final de semana, há previsão de queda nas temperaturas. Contudo, a Defesa Civil alerta que isso ocorre devido à entrada de uma massa de ar frio no estado, e não em decorrência do ciclone extratropical.
“Próximo ao fim de semana teremos significativa queda nas temperaturas, no entanto, este fenômeno acontecerá em razão de uma entrada de massa de ar frio no estado de São Paulo”, informa o órgão estadual.
De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a tendência para a quinta-feira é de aumento de nebulosidade no decorrer do dia, em virtude da aproximação e passagem de uma frente fria. Já na sexta (14), as mínimas devem ficar em torno de 9ºC.
“Na virada de quinta para sexta-feira, as temperaturas entram em declínio, e permanecem baixas até o sábado, quando as mínimas deverão ficar em torno de 9ºC”, informa o Centro.
E AS CHUVAS?
Devido ao aumento da nebulosidade, estão previstas chuvas isoladas nos próximos dias na região de Campinas. “Chuvas isoladas são esperadas para a noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira”, finaliza o Cepagri.
LEIA MAIS