A Defesa Civil de Campinas interditou o apartamento onde um homem, de 27 anos, morreu após tentar fugir de incêndio na manhã desta terça-feira (1º), no Jardim Samambaia, em Campinas. O morador caiu do 11º andar – penúltimo andar do prédio – ao tentar escapar das chamas.
Em nota, o órgão informou que esteve no local e que também interditou parte das garagens do prédio “conta do risco de queda de um vidro do apartamento”. A Defesa Civil ainda informou que o condomínio foi intimado a colocar o local “em estabilidade e segurança”.
LEIA TAMBÉM
Março deve começar com chuvas e declínio de temperaturas, em Campinas
Deslizamento de terra causado pela chuva deixa 10 famílias desabrigadas em Vinhedo
Segundo a Prefeitura de Campinas, a documentação do condomínio está regularizada na Seplurb (Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo). A causa do incêndio ainda é desconhecida.
A SSP (secretaria de Segurança Pública) disse que o caso foi registrado como morte suspeita (morte acidental) e incêndio no plantão do 1° DP (Distrito Policial) de Campinas e encaminhado ao 5° DP da cidade para investigação.
NÃO ENCONTROU AS CHAVES
À Polícia Militar, a esposa da vítima afirmou que os dois saíram de casa para dormir na casa de um avô devido à falta de energia, mas a vítima voltou ao local para esperar o retorno da luz. Por volta das 23h30, o rapaz teria comunicado que passaria a noite no prédio porque a energia ainda não havia voltado e ele não conseguia encontrar as chaves do imóvel.
TENTATIVA DE RESGATE
Vizinhos da vítima que caiu do 11º andar de um prédio e morreu informaram que tentaram ajudar o homem. Porém, não houve tempo suficiente para o resgate da vítima que se pendurou do lado de fora de uma das janelas do apartamento. O fogo aconteceu em um condomínio no Jardim Samambaia.
Um dos vizinhos, que preferiu não ser identificado, relatou que estava saindo para trabalhar quando notou o fogo que já estava forte no apartamento localizado no 11º andar.
“Olhei pela janela e o morador estava no parapeito da janela do quarto. Aí rapidamente, o zelador e moradores, nos unimos e acionamos o sistema de combate a incêndio. Subimos e fomos dar o primeiro combate lá”, afirmou. No entanto, enquanto havia o esforço para chegar até o andar da vítima, o homem não conseguiu mais se segurar.
“Quando chegou lá, na porta, o fogo já estava saindo por ela, pelo lado de fora. A gente deu um primeiro combate ao incêndio lá. Arrombamos a porta, mais um pouco dava pra pegar ele pelo andar de baixo. Tinha uma pessoa que conseguiu arrombar a porta do andar de baixo para poder socorrer, mas quando a gente chegou já não deu tempo”, completou.
Outro vizinho também relatou o pânico de outros moradores ao ver o homem pendurado na janela.
“A gente acordou para levar minha filha na creche, e escutou essa pessoa gritando. A gente saiu e ele já estava pendurado. A gente subiu o prédio, só que quando chegamos em cima e estouramos um monte de porta para achar onde estava, mas não deu tempo. Quando estouramos a última porta já vimos e ele estava caindo”, lamentou Douglas Aparecido.
SOZINHO NA CASA
Segundo os bombeiros, o homem, de 27 anos, morava no apartamento com a mulher e um filho. A esposa e a criança, no entanto, não estavam no imóvel porque houve falta de energia no dia anterior.
“Só a vítima ficou no local. E aí no momento do incêndio ele ficou pendurado pela janela, não conseguiu se segurar e acabou caindo”, informou o tenente Lira.
TENTOU SE SALVAR
Segundo o tenente, a suspeita é que o homem não tenha aguentado se segurar por muito tempo. Antes da queda no chão, a vítima também se chocou com uma estrutura do prédio.
“Alí era o 11º andar, e no momento da queda ele acabou se chocando com uma estrutura do prédio, então antes de cair acreditamos que bateu em algo e depois ficou no solo. Recebemos a informação dele pendurado, então se entende que ele tentou sobreviver se segurando na janela e não conseguindo se firmar por muito tempo aconteceu a queda, mas vamos apurar”, completou.
De acordo com os bombeiros, o local está seguro, o fogo foi extinto, mas o apartamento está totalmente danificado. Foi queimada a área da cozinha, sala e demais ambientes por causa da caloria e fumaça. Nenhum outro apartamento foi atingido.
LEIA MAIS