- Publicidade -
CotidianoDengue cresce em Holambra e saúde alerta sobre prevenção

Dengue cresce em Holambra e saúde alerta sobre prevenção

De acordo com o último balanço, os cinco primeiros meses de 2021 já registraram 23 casos, três notificações a mais do que no ano de 2020 inteiro

- Publicidade -

Prefeitura de Holambra faz ações preventivas contra a dengue (Foto: Divulgação)

Os números de casos de dengue na estância de Holambra estão em alta, segundo um balanço divulgado pelo departamento Municipal de Saúde nesta quinta-feira (13). De acordo com os dados, a cidade já registrou 23 casos positivos da doença nos cinco primeiros meses de 2021, o que representa três notificações a mais do que o registrado no ano passado inteiro, quando a cidade teve 20 casos.

O relatório semanal do departamento ainda aponta que há 15 pessoas aguardando pelo resultado de confirmação da doença. O diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias alerta que é necessário evitar a propagação do Aedes Aegypti, principalmente em tempos de pandemia da covid-19. “Estamos enfrentando uma pandemia, mas não podemos esquecer que a dengue também mata”, afirma o diretor de Saúde.

Segundo o diretor, a Vigilância em Saúde tem realizado trabalhos de bloqueio à doença, que consistem na aplicação de inseticida nos locais em que há moradores com casos positivos. Entretanto, Valmir Marcelo Iglesias salienta que o combate ao mosquito deve contar com o auxílio dos munícipes.

“O trabalho deve ser conjunto, entre prefeitura e população. Todo cidadão deve fazer a sua parte, sempre de olho no jardim e no quintal. É preciso evitar o acúmulo de água parada”, comenta.

Para evitar a propagação da dengue, os moradores devem vedar as caixas d´água, realizar a limpeza de lixo, não podem manter água parada em calhas e outros recipientes, precisam colocar areia nos pratos de flores e plantas, além de lavar os potes de animais domésticos, pelo menos, uma vez por semana.

Segundo a administração municipal, são realizadas ações preventivas e de conscientização durante todo o ano, com visitas nas residências para monitoramento, além da retirada de possíveis criadouros. A prefeitura também salienta que os moradores podem denunciar possíveis criadouros através da ouvidoria ou pelo aplicativo Sem Dengue. O contato da Vigilância em Saúde é o (19) 3802-2744.

- Publicidade -

Principais sintomas da dengue:

*Febre alta; 
*Dor de cabeça;   
*Dor atrás dos olhos; 
*Dor nos ossos e articulações; 
*Manchas vermelhas no corpo

Em caso de suspeita de dengue, a administração municipal orienta que o morador procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -