Nove centros de saúde (CSs) estão com horário ampliado para receber pacientes com sintomas de dengue neste sábado (6), em Campinas. A intenção é reforçar a assistência à saúde por causa da epidemia de dengue e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda por atendimentos na Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.
Este é o terceiro fim de semana com esquema especial para assistência e ele inclui novos casos e retornos de pacientes.
Leia também: Campinas tem mutirão contra a dengue neste sábado em 7 bairros
As unidades que funcionam das 7h às 17h para casos de dengue são:
- Aeroporto,
- Santa Lúcia,
- DIC I,
- Campo Belo,
- Aurélia,
- Florence,
- Valença,
- São Quirino e
- Vila Ipê.
Como funciona o atendimento nos centros de saúde aos finais de semana?
Das 7h às 13h, as unidades de saúde receberão todos os casos, e das 13h às 17h o atendimento foi direcionado para pacientes com sintomas de dengue:
- febre,
- dor de cabeça,
- dor no corpo e dor nos olhos,
- vômito,
- dor nas articulações e
- manchas vermelhas no corpo (exantema).
No sábado, o Laboratório Municipal também funciona para receber amostras de exames e, com isso, facilitar o direcionamento das ações de saúde. Já o CS Vista Alegre permanece fechado neste dia por conta de uma interrupção de energia para manutenção programada.
Procura é intensa aos finais de semana
Balanço da secretaria de Saúde apontou que nos dois sábados anteriores, os CSs receberam, respectivamente, 1.071 e 678 pacientes. A avaliação é de que houve redução entre as duas semanas por conta do feriado prolongado da Semana Santa.
Campinas está em epidemia e declarou situação de emergência pública em 7 de março. De 1º de janeiro até ontem (5), foram registrados 42.390 casos e oito mortes.
A ampliação do funcionamento dos centros de saúde foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) em 21 de março. Ele destacou que o objetivo é fazer com que os pacientes de casos considerados de baixa complexidade busquem pelas unidades básicas para assistência médica. “Assim, serão destinados à Rede Mário Gatti os casos de média e alta complexidade”, destacou.
Quem deve procurar atendimento?
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem
Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista