- Publicidade -
CotidianoDenúncias de violência contra idosos dobram em um ano, em Campinas

Denúncias de violência contra idosos dobram em um ano, em Campinas

Neste ano, foram 804 reclamações recebidas pelo Centro Municipal do Idoso, ante 422 no ano passado

- Publicidade -

*Com informações de Gustavo Biano, Heitor Moreira e Bárbara Gasparelo

As denúncias de casos de violência contra idosos quase dobraram neste ano, em Campinas. De acordo com um levantamento do Centro Municipal do Idoso, foram 804 reclamações recebidas entre janeiro a 16 de outubro. No passado todo foram 422 registros, o que representa alta de 90,5%.

Além disso, o último balanço do Sisnov (Sistema de Notificação de Violência) mostrou que a metrópole contabilizou 167 denúncias de violência contra idosos no ano passado. Nesta segunda-feira (23), um idoso de 74 anos foi resgatado de um cárcere privado na cidade – leia mais abaixo.

Ajuda do município

Em setembro deste ano foi inaugurado o Centro Dia da Pessoa Idosa. O local tem capacidade de receber até 50 idosos por mês e as instalações são destinadas a quem precisa de um lugar para ficar enquanto familiares trabalham ou enquanto é feita alguma mediação.

A vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Karla Borghi, reforça ainda que os idosos em situação de violação de direitos ou vulnerabilidade social são levados às instituições de longa permanência. Nestes casos, o idoso pode ficar até o final da vida, se desejar.

“No município, nós temos seis casas de longa permanência, cofinanciadas pelo poder público”, afirma.

Caso o morador deseje denunciar algum caso de violência contra idosos pode entrar em contato com o Disque 100. Em caso de risco, é preciso acionar a Polícia Militar pelo 190 ou Guarda Municipal pelo 153.

Cárcere privado

Um idoso, de 74 anos, foi encontrado amarrado e em cárcere privado em uma casa, na Vila Lemos, em Campinas. Ele foi resgatado, na manhã desta segunda-feira (23), pela Polícia Civil, após denúncia. Segundo a polícia, ele foi encontrado trancado em um quarto que tinha as trancas para fora e dormia dentro de um saco no chão, com duas alças próximas ao pescoço para que ele não levantasse.

- Publicidade -

Ainda segundo os agentes, o idoso apresentava sinais de maus-tratos (agressão e desnutrição) e foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Carlos Lourenço. A filha e o genro do homem foram presos em flagrante e levados para o 10º Distrito Policial.

Eles foram autuados por cárcere privado. Com eles, foram encontrados 16 cartões bancários no nome do idoso. Há pelo menos três meses denúncias vinham sendo feitas pelos vizinhos sobre o cárcere do idoso.

Em depoimento à polícia, a filha do idoso – que não teve o nome revelado – teria dito que o homem dá trabalho e que estavam tentando evitar que ele fugisse.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -