O empresário Wandemberg Marques, de 52 anos, inicia neste domingo (16), em um hotel no centro de Lindoia, a tentativa de se tornar a pessoa mais rápida do mundo a copiar a Bíblia. O objetivo de Marques é ver, ao final do desafio, seu nome gravado no Guinness Book, o conhecido Livro dos Recordes. O copista estimou um prazo de 40 dias para transcrever todo o livro sagrado. A jornada começa amanhã às 10h e deve ser concluída até o dia 24 de junho.
Marques diz que a ideia surgiu como uma proposta de inspiração. “Para que as pessoas voltem a ter intimidade com a palavra de Deus, ou mesmo, que venham a conhecê-la”, afirma. De acordo com a assessoria de imprensa, o feito será transmitido ao vivo pelas redes sociais, durante o período em que Wandemberg Marques estiver escrevendo.
Segundo o setor de comunicação de Wandemberg, o desafio será realizado por 16 horas diárias, através de uma versão revisada e atualizada da Bíblia, escrita por João Ferreira de Almeida, em 1997.
Para copiar todos os 66 livros , serão utilizadas canetas esferográficas e um livro de capa dura com páginas pautadas. O empresário diz que o desafio diário começa às 7h, com pausas de 15 minutos a cada 2 horas, além do intervalo de almoço e jantar de uma hora cada. O trabalho termina à meia-noite durante os 40 dias.
Guinness Book registra desde meados de 1959 mais de 53 mil registros de recordes no banco de dados. Anualmente, a organização Guinness World Records recebe em torno de 47 mil, de cerca de 178 países. Por ano, são aprovados, aproximadamente, 6 mil recordes.
No site, é possível conferir as marcas registradas e realizar novas inscrições. Atualmente, não existe nenhum recorde como pretendido pelo copista no Guinness Book. Portanto, foi necessário criar uma nova categoria, sob a inscrição nº 2101160219160MRC, como “O mais rápido copista da Bíblia”. O pedido foi feito no dia 16 de janeiro deste ano.