O número de casos de intoxicação de crianças pelo uso de descongestionante nasal subiu de 94 para 108 entre 2022 e 2023, de acordo com os dados do Ciatox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) da Unicamp. Os efeitos dos medicamentos exclusivos para adultos podem afetar o cérebro e o sistema nervoso dos menores e levá-los ao coma.
De acordo com a pediatra assistente, Camila Prado, os piores quadros são percebidos em crianças pequenas. “O que pode acontecer em primeiro momento, de forma leve, é a elevação da pressão arterial. Mas isso não requer medicação. O quadro mais grave é no cérebro e no sistema nervoso central. A criança não respira direito e chega a ficar em coma”, detalha.
O que usar, então, no tratamento nasal das crianças?
Por esse motivo, o recomendado é que os pais ou responsáveis usem soro fisiológico em crianças menores, já que os descongestionantes pediátricos servem somente para pacientes acima dos 10 anos e que tenham recebido indicação médica. O aviso é do farmacêutico, Thiago Ferreira, que lembra que a causa adversa nos menores é uma substância presente nesses produtos.
“A maioria deles é com prescrição médica. O cloridrato de nafazolina pode causar os efeitos colaterais que nós não queremos. Abaixo dos 10 anos, é recomendado somente o soro fisiológico, que pode ser usado à vontade”, diz.
Como a intoxicação por descongestionante nasal acontece?
Com base nos dados de crianças intoxicadas atendidas na emergência do HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp, os quadros se desenvolvem após o consumo por engano, quando os pais se confundem pensando que se trata de soro fisiológico, e também por desconhecimento, nos casos em que os responsáveis não sabem das restrições e dos riscos do uso sem uma indicação pediátrica.
O Ciatox, no entanto, ressalta que muitas internações na unidade de saúde foram causadas por uso próprio da criança, situação que pode ser evitada com o armazenamento adequado e o monitoramento da medicação por um adulto.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Empresa americana dará R$ 50 mil para quem ficar 30 dias sem celular
Flipside: Instagram testa recurso para criar perfil alternativo