- Publicidade -
CotidianoDetran anula 126 mil processos de suspensão de direção por excesso de pontos

Detran anula 126 mil processos de suspensão de direção por excesso de pontos

Cancelamento é válido para motoristas que têm mais de 20 pontos na CNH e que não se enquadram no novo Código Brasileiro de Trânsito

- Publicidade -

O condutor será comunicado via Correio sobre a decisão (Foto: Denny Cesare/Código19)

 

- Publicidade -

O Detran (Departamento de Trânsito) de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (24) que anulou 126.957 mil processos de suspensão do direito de dirigir que estavam aguardando julgamento.

O benefício é válido para os motoristas de todo o estado de São Paulo que tinham 20 pontos ou mais na CNH e que não se enquadravam no que determina o novo CTB (Código Brasileiro de Trânsito), em vigor desde o dia 12 de abril deste ano.

Até março de 2021, o limite da pontuação para infrações de trânsito que geravam a suspensão da CNH era de 20 pontos.

Com as mudanças estabelecidas pelo novo CTB, passaram para 20 pontos no período de 12 meses, com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos com uma infração gravíssima e 40 pontos sem nenhuma infração gravíssima ou se o condutor exercer atividade remunerada.

“Essa mudança na lei beneficia o motorista que corria o risco de suspensão da habilitação porque tinha 20 pontos na carteira e não se encaixava na legislação do novo CTB, que hoje aumentou o limite para até 40 pontos, dentro de algumas situações”. explica Raul Vicentini, Diretor de Habilitação do Detran.SP.

- Publicidade -

AUTOMÁTICO

Segundo o Detran, a pessoa não precisa ir a uma unidade do Poupatempo ou Detran solicitar o cancelamento porque isso já foi feito automaticamente pelo sistema, e que não caia em golpes de profissionais que estão oferecendo auxílio para efetuar a suspensão junto ao Departamento.

O condutor será comunicado via Correio sobre a decisão.
Os motoristas que ainda não receberam a carta encaminhada pelo Detran.SP podem consultar o andamento por meio dos canais digitais (clique aqui).

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -