- Publicidade -
CotidianoDezembro deve ser de temperaturas acima da média, chuvas volumosas e leve frente fria

Dezembro deve ser de temperaturas acima da média, chuvas volumosas e leve frente fria

Cepagri alerta que não há espectativa de ondas de frio ou de calor para o período

- Publicidade -

O mês de dezembro deve ser marcado por temperaturas acima da média, chuvas volumosas e uma leve frente fria, que não deve apresentar um refresco muito grande para o calorão. De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, não são esperadas ondas de frio ou de calor para o período.

Ainda segundo o Centro, há expectativa de temperaturas acima da durante a primeira quinzena de dezembro. Já para o dia 8 e 9, deve ocorrer a passagem de uma frente fria. Contudo, ela não deve refrescar a região.

“Não há expectativa de ondas de frio ou de calor na região até meados de janeiro. De modo geral, no entanto, a expectativa é que as próximas semanas mantenham as temperaturas um pouco acima da média, sobretudo a primeira quinzena de dezembro, com um breve intervalo entre os dias 8 e 9, para quando há expectativa de uma frente fria atenuando as altas temperaturas”, explica o meteorologista do Centro, Bruno Bainy.

Durante a passagem da frente fria, o que pode ocorrer são temperaturas mais amenas, devido à maior presença de nuvens, que apenas limita a elevação das temperaturas em determinados dias. Porém, não provoca um resfriamento nos termômetros, mas sim na sensação térmica.

Para dezembro, a média nos termômetros é de 24,8ºC, com mínimas entre 19,3ºC e máximas chegando a 30,3ºC.

Chuvas volumosas

A previsão estendida para o mês ainda afirma que estão previstas chuvas volumosas, principalmente nos primeiros dez dias de dezembro. Ainda segundo o proagnóstico para o mês, não são esperadas semanas muito volumosas ou muito secas. Este período de chuvas mais intensas deve se estender até a primeira quinzena de janeiro.

“A previsão subsazonal indica ainda uma tendência de que o primeiro decêndio do mês de dezembro concentrará chuvas mais volumosas, mantendo uma condição mais dentro da normalidade nas semanas seguintes (isto é, sem semanas muito volumosas ou secas – sem um detalhamento diário, no entanto), o que deve se estender pela primeira quinzena de janeiro”, informa a previsão.

- Publicidade -

Segundo a média histórica do Cepagri, com registro de 1991 a 2020, dezembro costuma registrar uma média de 209,1 milímetros acumulados. Em relação ao período de precipitação, o mês tem uma média de 13,5 dias de chuva.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Colapso em Maceió: saiba o que é a Braskem

Embrapa desenvolve concentrado proteico de feijão carioca

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -