O ano pode se encerrar com chuvas acima da média em Campinas, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Com isso, as temperaturas “devem ser moduladas” pelos períodos chuvosos e podem ficar abaixo das médias – entenda abaixo.
Segundo o meteorologista do Centro, Bruno Bainy, dezembro é um dos meses mais chuvosos do ano, com acumulado médio em torno de 209 milímetros distribuídos em 13 ou 14 dias. E a tendência para esse ano é de que as chuvas ocorram na média ou “ligeiramente acima”. O início, inclusive, deve ser úmido.
“Esperamos bastante chuva nos primeiros 10 dias e depois pode ser que tenhamos dias mais secos entre os dias 12 e 19, voltando à normalidade”, diz.
LEIA TAMBÉM
Gosto amargo: veja fotos da torcida de Campinas que assistiu o jogo do Brasil no telão da Copa
De Campinas, Fabinho estreia na Copa do Mundo com a Seleção Brasileira
AS TEMPERATURAS
Ainda de acordo com o boletim do Cepagri, as temperaturas neste último mês devem ser moduladas pelos períodos de chuva, “uma vez que a nebulosidade e as ocorrências de chuvas tendem a inibir a elevação das temperaturas”.
“Dessa forma, os primeiros 10 dias, mais chuvosos, devem ter temperaturas um pouco abaixo da média, mas sem frio, ou indicativo de entrada de ar de origem polar. Terá apenas efeito da nebulosidade e chuvas”, complementou Bainy.
Como exemplo da influência das chuvas nas temperaturas, o meteorologista cita ainda o período entre os dias 12 e 19, que “tende a ser mais quente, acima da média”, justamente por não ter grandes volumes de precipitações. “Nos últimos dias, teremos um período mais aderente aos valores de referência”, pontua ele.
A temperatura média em dezembro é de 24,8°C. As mínimas ficam em torno de 19,3°C e as máximas giram em torno de 30,3°C. Os índices históricos do Cepagri foram contabilizados a partir de medições feitas anualmente, desde 1991.
LEIA MAIS