O Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, será comemorado nesta terça-feira (13) com uma festa na paróquia que leva o seu nome, no bairro Ponte Preta, em Campinas. O evento contará com a venda de pedaços de bolos com a tradicional medalha do santo, a entrega de pães e uma programação de missas a partir das 7h. Além disso, será feita uma operação especial de trânsito com agentes da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) no entorno da igreja durante a festividade – veja abaixo.
Ao todo, para a tradicional venda de pedaços do bolo foram produzidas mais de 1 mil placas de bolo do santo casamenteiro. Segundo a paróquia, quatro mil medalhas de Santo Antônio foram escondidas no recheio do bolo. De acordo com a tradição, quem encontrar a medalha no bolo consegue se casar. Neste ano, a distribuição de bolos completa 25 anos, uma vez que a tradição teve início em 1998.
O bolo é feito com massa de pão de ló, calda de açúcar, canela e cravo, recheio de doce de leite e cobertura de glacê. O valor dos pedaços varia de acordo com o tamanho, sendo R$ 8 o pedaço individual e R$ 25 o tamanho família.
LEIA TAMBÉM
Adolfo Lutz confirma diagnóstico de febre maculosa em dentista que passeou por Campinas
BOLO DE SANTO ANTÔNIO
A confecção do tradicional Bolo de Santo Antônio teve início em 1998, após o Padre Antonino Fernandez, em reunião com os organizadores da promoção social da época sugerir a realização de um bolo de 13 metros para comemorar o dia do padroeiro. No ano seguinte, o bolo cresceu para 26 metros.
De acordo com a paróquia, os voluntários começam a preparar o bolo entre os dias 11 e 12 de junho. Em 2015, o bolo chegou a medir 131 m² – tamanho dez vez maior do que o primeiro.
ENTREGA DE PÃES
Além da venda de bolos, a Paróquia Santo Antônio realiza a entrega dos tradicionais pães do santo. Segundo a tradição, ao colocar um pedaço no pão em um pote de arroz, o devoto garante a fartura em sua residência.
De acordo com a paróquia, a distribuição dos pães de Santo Antônio acontece após o término da primeira missa, prevista para começar às 7h.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Durante o dia de Santo Antônio serão realizadas sete missas na paróquia localizada na Avenida da Saudade, 854, no bairro Ponte Preta. A primeira acontece às 7h e a última às 19h. Veja a programação abaixo:
- 7h: Monsenhor Eduardo Meschiatti
- 9h: Pe. Carlos Roberto Marassatto
- 11h: Frei Maurício Manosso
- 13h: Frei Jean Alves de Lima
- 15h: Dom. João Inácio Müller
- 17h: Frei Antonio Rafael Magalhães da Cunha
- 19h: Pe. Jesus Caballero
Ao término das missas também será realizada a veneração da relíquia de Santo Antônio e a benção dos objetos religiosos.
TRÂNSITO
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas ) realiza uma operação especial de trânsito para o evento “Bolo de Santo Antônio”, que será realizado nesta terça-feira. As ações serão concentradas no entorno da paróquia, no período das 6h às 21h.
Em função do evento, acontecerá bloqueio na rua Monsenhor Manoel Corrêa Macedo entre a rua Dr. Adriano José de Barros e a avenida Engenheiro Roberto Mange. A rua Dr. Adriano J. de Barros terá sentido único na direção da avenida Ângelo Simões. O desvio será pelas avenidas Engenheiro Roberto Mange e Dr. Ângelo Simões.
A Emdec também realiza reserva de vagas na rua Monsenhor Manoel Corrêa Macedo. Haverá canalização no entroncamento das vias Dr. Adriano José de Barros com Monsenhor Manuel Corrêa Macedo. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.
O SANTO CASAMENTEIRO
Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo passou a se chamar Antônio aos 25 anos, quando se tornou frade franciscano. Santo Antônio era português, nasceu em Lisboa, provavelmente em 1195, e morreu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália, por isso é também conhecido como Santo Antônio de Pádua.
A ideia de que ele seria um santo casamenteiro vem da ajuda que, em Pádua, ele dava a noivas. Como muitas moças não tinham dinheiro para o enxoval, ele as ajudava a recolher doações para bancar o dote. Por isso, virou o protetor dos namorados e das solteiras.
LEIA MAIS