- Publicidade -
CotidianoDia Nacional do Idoso: Veja como não cair em golpes

Dia Nacional do Idoso: Veja como não cair em golpes

Procon Campinas divulgou orientações aos consumidores idosos para que tomem os cuidados necessários e fujam de ciladas

- Publicidade -

O Dia Nacional do Idoso é celebrado neste domingo (1º). Por causa disso, o Procon Campinas divulgou uma cartilha com orientações para que os consumidores mais velhos tomem os cuidados necessários para não serem vítimas de golpes.

EMPRÉSTIMOS

As primeiras dicas são para os aposentados que buscam empréstimos consignados. Por causa dos juros mais baixos, esse tipo de contratação pode ser uma saída para saldar dívidas ou despesas inesperadas, mas é necessário tomar alguns cuidados. Veja algumas dicas:

  • Faça empréstimos apenas em último caso.
  • Jamais faça empréstimos para terceiros em seu nome, já que se o pagamento não for feito, quem arcará com as parcelas será você.
  • Nunca entregue o cartão bancário para desconhecidos.
  • Não passe seus dados, como senhas, para terceiros.
  • Pesquise as melhores taxas.
  • Vá até a unidade oficial da instituição financeira e leia com atenção todo o contrato, refletindo sobre os valores, quantidade de parcelas e o quanto isso irá impactar no seu orçamento. Se for necessário, pegue uma cópia do contrato e vá a um posto do Procon para receber orientação correta, com base no CDC (Código de Defesa do Consumidor).
  • Redobre o cuidado com ofertas de empréstimos por telefone, mensagens ou e-mails. Atente-se a possíveis erros de português.
  • Não envie fotos do rosto para a prova de vida. Encerre a conversa e busque uma agência do INSS.

LEIA MAIS

Campinas escolhe hoje 30 novos conselheiros tutelares em urnas eletrônicas

Domingo em Campinas será de tempo instável, com chuvas a qualquer hora

- Publicidade -

EMPRÉSTIMOS NÃO SOLICITADOS

  • Se observar um valor estranho, depositado em sua conta sem que você tenha solicitado, mantenha o dinheiro na conta e procure o Procon. Abra uma reclamação e peça o cancelamento da operação, com o estorno da quantia depositada.
  • Atenção, se você sacar ou movimentar os valores, será configurado o aceite do empréstimo.
  • Leve o extrato do INSS ao Procon para mostrar que houve desconto da aposentadoria. Leve também o extrato bancário que comprove o depósito na conta.

FARSAS JÁ CONHECIDAS

Alguns golpes já são empregados há anos, mesmo assim, em um momento de desatenção ou nervosismo, você pode ser vítima. Veja o que fazer em cada caso:

  • Alguns golpistas fingem ser parentes ou amigos e pedem um pix ou transferência. Não faça! Entre em contato com a pessoa que supostamente está pedindo o dinheiro. Se não conseguir falar com ela, peça para quem estiver conversando com você retornar em meia hora. Neste intervalo, insista em falar com o seu parente ou amigo que teria pedido o pix ou transferência. Também é possível procurar uma delegacia e pedir ajuda.
  • Outro golpe já famoso é aquele em que alguém liga dizendo ser funcionário do banco e informando que houve uma compra indevida, sendo necessário ir até o endereço de quem atendeu para pegar o cartão e senha. Desligue a ligação e, se alguém for na sua casa dizendo ser funcionário da instituição bancária, feche a porta. Também não forneça nenhum dado a desconhecidos. Entre, você, em contato com seu banco.
  • Se alguém entrar em contato por telefone, e-mail ou rede social dizendo que uma determinada loja vai te dar um brinde, não passe o seu endereço. O entregador pode chegar com o suposto presente e pedir uma taxa de pagamento para a entrega. Um valor de menos de R$ 10 pode ser alterado e o prejuízo pode chegar até R$ 7 mil. Se você se interessou pelo brinde, vá até a loja física e pergunte sobre a promoção.

BOLETOS

Além do cuidado extra com empréstimos e com os golpes já famosos, o consumidor também precisa estar atento aos boletos. Se receber ou solicitar um código de pagamento, seja por telefone, e-mail ou mensagens instantâneas, certifique-se que quem gerou o boleto é mesmo a empresa ou pessoa de quem a compra está sendo feita. Verifique os dados de quem vai receber os valores antes de confirmar o pagamento.

Se tiver informações como, por exemplo, o CNPJ da empresa na fatura/boleto, pesquise no site da Receita Federal a quem pertence os dados. Você também pode entrar em contato com a empresa, pelos canais oficiais, para tirar dúvidas. Se o pagamento for feito na boca do caixa ou lotérica, peça ajuda ao atendente para confirmar se os dados estão corretos. Na dúvida, não pague.

E SE FOIR VÍTIMA DE UM GOLPE?

Se mesmo tomando os cuidados, você for vítima de um golpe, o primeiro passo é ir para a delegacia registrar o boletim de ocorrência. Em caso de qualquer dúvida, ligue para o Procon, pelo número 151. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Por lá, é possível se informar sobre qual é o Procon mais perto da sua casa. Veja também os endereços no site do órgão (clique aqui para acessar).

LEIA TAMBÉM

“Imposto do Pecado” poderá incidir sobre bicicletas, motos e TVs

- Publicidade -
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -