Com o tempo alternando entre parcialmente nublado e chuvoso até o próximo domingo (30), dia do 2º turno das eleições, Campinas deve ter declínio nas temperaturas a partir de segunda-feira (31). A mudança a partir do início da semana será causada pela chegada de uma frente fria sobre o município.
A previsão é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que prevê, entre hoje (28) e sábado (29), tempo abafado e céu com variação entre parcialmente fechado e nublado, “com pancadas de chuva recorrentes, especialmente nos períodos da tarde e da noite”.
O boletim aponta ainda que “o potencial para o desenvolvimento de tempestades” segue predominante, o que pode “acarretar chuva localmente forte e volumosa, rajadas de vento, grande incidência de descargas elétricas e granizo”. O quadro, inclusive, motivou um alerta da Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM
Motoristas de ônibus fazem paralisação parcial em Campinas
Confira como será o debate entre Lula e Bolsonaro na TV Globo
NAS ELEIÇÕES
Depois de atingir índices entre 19°C e 30°C amanhã, os termômetros devem ter mínima de 19°C e máxima de 31°C no domingo. Apesar de prever períodos mais prolongados de sol entre nuvens entre a manhã e a tarde durante o dia de votação, o Centro prevê chances de uma mudança drástica no final da tarde.
“A expectativa para chuva e temporais é para o final da tarde e ao longo da noite, podendo apresentar características de tempo severo”, detalha o texto.
MUDANÇA DRÁSTICA
Os indicativos do instituto para a segunda-feira apontam mudanças bruscas devido às condições causadas por uma frente fria. Com isso, há “expectativa de chuvas volumosas e regulares ou contínuas a qualquer momento” do dia.
“A partir da tarde os ventos mudam de direção e intensidade, passando a soprar com forte intensidade de forma sustentada, e com rajadas fortes. A partir do entardecer, é esperado um acentuado declínio nas temperaturas, fruto da entrada de um ar mais frio, pós-frontal”, explica o boletim meteorológico.
Com isso, o mês de novembro deve começar com frio atípico, já que o Climatempo também prevê frio acentuado nos dias posteriores. Na terça-feira (1º), por exemplo, as temperaturas devem ficar entre 13°C e 22°C, bem abaixo dos patamares dos últimos dias, quando os termômetros passaram dos 30°C.
LEIA MAIS
Dia de jogo do Brasil na Copa é feriado? Entenda o que diz a lei