- Publicidade -
CotidianoDono de sítio com plantação de haxixe é preso pela PF de Campinas

Dono de sítio com plantação de haxixe é preso pela PF de Campinas

Ação da Polícia Federal de Campinas faz parte de operação para desarticular quadrilha de tráfico internacional de drogas

- Publicidade -

Plantação de haxixe foi encontrada pela Polícia Federal em sítio (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

 

O dono de um sítio que cultivava haxixe foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (14) pela PF (Polícia Federal) de Campinas. A ação faz parte de uma operação para desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas.

Alvo da PF de Salvador, o local fica em Bragança Paulista, a 65,5 km de Campinas, e passou a ser investigado por ser parte de um esquema criminoso envolvendo o envio de haxixe, cocaína e drogas sintéticas a outros países.

Na propriedade, além da plantação, foram encontradas ainda mudas de haxixe, parte do entorpecente em processamento, além de embalagens e uma balança de precisão. Também foram apreendidos celulares e dinheiro em espécie.

LEIA TAMBÉM
Homem é preso no Centro de Campinas com produtos furtados
Casal procurado em MG por tráfico e homicídio é preso em Campinas


A INVESTIGAÇÃO

A apuração identificou que os líderes da organização criminosa no Brasil contratavam pessoas para viajar para a Europa e Ásia em voos que partiam dos Aeroportos de Salvador, Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife e de Curitiba.

“A mesma organização criminosa era responsável pela comercialização, no Brasil, de drogas sintéticas advindas do exterior e pela produção de haxixe em imóveis improvisados no interior de São Paulo”, explicou a PF através de nota.

A investigação é acompanhada pela Corregedoria Geral da Segurança Pública da Bahia, através de uma Força Tarefa, “em razão de possível envolvimento de policiais militares baianos com os crimes investigados” pela Polícia Federal.

- Publicidade -

“Os mandados judiciais foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Salvador, que também decretou o sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados”, completou a PF sobre a fase da operação.

OUTROS ESTADOS

A terceira fase da operação ocorreu ao mesmo tempo em São Paulo, Bahia e Goiás, onde foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão. Ao todo, segundo a PF, cerca de 60 agentes federais e 30 policiais militares participaram. 

Plantação de haxixe foi encontrada pela Polícia Federal em sítio (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

 

ROUBO DE CARGA

No último dia 2, a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao roubo de cargas nas estradas.

A quadrilha atuava no interior paulista, em cidades da região de Campinas. Ao todo, 8 pessoas foram presas.

Segundo a corporação, a investigação, realizada em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, durou cerca de um ano e meio.

Ela identificou ao menos nove roubos realizados pelos integrantes da organização entre julho de 2020 e março de 2022 na região de Campinas. Os casos envolveram subtração de cargas como carnes, cervejas e agrotóxicos.

LEIA MAIS
Homem morto por GM em Vinhedo sofria de esquizofrenia, afirma irmã

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -