Duas pontes que ficam na área rural de Campinas, na divisa com Monte Mor, cederam devido ao trasbordamento do rio Capivari, na quarta-feira (1°). Para conseguirem se locomover, os moradores da região precisaram construir passagens com tábuas de madeira.
Gabriela Aparecida Bueno de Souza, auxiliar administrativa, é uma das prejudicadas pela situação e relata que o problema se estende desde o final do ano passado.
“Desde o final de dezembro, mais ou menos no dia 28, deu uma enchente muito forte aqui que alagou essa e a outra ponte de madeira, e a gente observou que ela estava começando a afundar, mas não tinha caído ainda, a gente conseguia passar. Só que ai quarta-feira agora que ela desabou de vez, que deu outra chuva que o rio subiu um pouco, né? Ela acabou indo”, explicou a moradora.
Gabriela ainda disse que para pegar um caminho alternativo não compensa, pois demora mais ou menos uns 45 minutos, e devido a isso, os vizinhos construíram uma passagem para se locomoverem para o outro lado da ponte.“Do jeito que o combustível tá caro não tem como. Aí a gente juntou o pessoal daqui e fizemos essa passagem. É um pouco perigosa, mas é o único jeito que a gente tem pra passar”, informou.
LEIA MAIS
Pré-Carnaval começa neste sábado em Campinas; veja programação do fim de semana
Trechos da Abolição e Glicério, em Campinas, ficam bloqueadas devido à extração de árvores
Além da auxiliar administrativa, outros moradores também relataram que as pontes tem extrema importância para a ligação entre as cidades, e que ônibus escolares, caminhões e entregas não possuem mais acesso aos bairros por essa estrada, causando mais transtornos a quem mora na região.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Campinas informou que a solução está sendo negociada com o Governo do Estado em conjunto com a Prefeitura de Monte Mor. A secretaria de Serviços Publicos de Campinas disse que bloqueou o acesso ao local com tubos de concreto e sinalização e que vai mandar uma equipe para verificar as pontes improvisadas pelos moradores e tomar providencias caso tenha algum risco.
Em nota, a Administração ainda informa que a obra está no plano de recuperação da cidade, apresentado essa semana, e a expectativa é que os trabalhos tenham início no começo deste mês, logo após a contratação emergencial da empresa que irá realizar o serviço.
Questionada pela EPTV Campinas sobre a outra ponte de madeira, nenhuma das duas cidades deu um retorno até o momento da publicação desta reportagem.
LEIA TAMBÉM
Carnaval de rua de SP tem queda de quase 25% em blocos e desfiles