- Publicidade -
CotidianoEleições 2024: confira os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Campinas

Eleições 2024: confira os planos de governo dos candidatos à Prefeitura de Campinas

Cinco candidatos disputam o cargo de chefe do Executivo Municipal; Campinas tem 884.726 eleitores segundo o TSE

- Publicidade -

Campinas, com uma população de 1.185.977 habitantes e 884.726 eleitores segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), está se preparando para as eleições municipais que acontecerão no próximo dia 6 de outubro. Na data, os eleitores terão a responsabilidade de escolher um dos cinco candidatos à Prefeitura da cidade.

Além da escolha do prefeito, os eleitores também selecionarão 33 vereadores dentre 625 candidatos, que irão representar a cidade na nova legislatura 2025-2028.


A partir de amanhã (24) o acidade on começa a transmitir uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Campinas. A ordem dessas entrevistas com os candidatos foi definida de acordo com o resultado da última pesquisa Quaest divulgada pelo Grupo EP na semana passada (veja aqui). O conteúdo será publicado no portal acidade on Campinas e no canal do Youtube.

A primeira entrevista com os candidatos será com Angelina Dias do PCO.

A ação faz parte de uma série de entrevistas que serão realizadas até o dia 28 de setembro, com os candidatos ao Executivo da cidade.

Antes das entrevistas o acidade on traz nesta matéria os planos de governo de cada um deles.

Quem são os cinco candidatos à Prefeitura de Campinas?

Candidatos por ordem alfabética:

  • Angelina Dias (PCO) – 29
    Vice: Julia Guimarães Brick (PCO)
  • Dário Saadi (Republicanos) – 10
    Vice: Wandão Almeida (PSB)
  • Pedro Tourinho (PT) – 13
    Vice: Edilene Santana (PSL)
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania) – 23
    Vice: Raquel Rimoli (União Brasil)
  • Wilson Matos (Novo) – 30
    Vice: Janaina Calvo (Novo)

Confira abaixo um resumo com os principais pontos das propostas de governo dos candidatos a prefeito de Piracicaba nas eleições deste ano (os nomes estão em ordem alfabética):

Angelina Dias (PCO)
Plano de Governo contém seis páginas

Angelina Dias da Silva é formada em magistério no Cefan (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério) e possui graduação em pedagogia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Angelina é professora aposentada da Prefeitura de Campinas e dá aulas na rede municipal de Valinhos.

Plano de Governo para Campinas: 10 principais iniciativas

- Publicidade -
  • Dívida Pública: cancelar o pagamento da dívida pública, redirecionando o orçamento para o desenvolvimento do país e programas sociais, em vez de pagar juros aos bancos.
  • Transporte público: estatizar o sistema de transporte e garantir que seja gratuito e acessível para toda a população, eliminando o lucro de empresários no setor.
  • Salário-mínimo: aumentar o salário mínimo dos funcionários municipais para pelo menos R$7 mil, conforme estimativa do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), garantindo uma remuneração digna.
  • Saneamento: estatizar o fornecimento de água, esgoto, energia elétrica e calçamento, assegurando que serviços essenciais sejam fornecidos a toda a população sem fins lucrativos.
  • Habitação: apoiar movimentos de ocupação, expropriar imóveis em desuso para distribuição aos necessitados e, se necessário, construir novas moradias.
  • Trabalho e renda: lançar um grande programa de obras públicas para gerar empregos e aquecer a economia por meio do consumo dos trabalhadores.
  • Conselhos populares: criar conselhos populares deliberativos em cada bairro, substituindo o papel da Câmara de Vereadores, para que os trabalhadores tomem as decisões locais.
  • Camelôs e ambulantes: proteger o direito de camelôs e ambulantes de trabalhar, sem repressão policial, enquanto se busca resolver a situação com geração de empregos.
  • Impostos: reduzir o IPTU para trabalhadores, enquanto os ricos sustentam o orçamento público, redistribuindo a carga tributária de forma justa.
  • Trânsito: eliminar o uso abusivo de radares e multas como forma de arrecadação, promovendo melhor organização do trânsito e incentivo ao transporte público.

LEIA O PLANO DE GOVERNO NA ÍNTEGRA AQUI

Dário Saadi (Republicanos)
Plano de Governo contém duas páginas

Dário Saadi é médico e iniciou sua carreira política em 1995, quando foi eleito suplente de vereador em Campinas. Nos anos seguintes, alcançou o cargo de vereador por quatro mandatos consecutivos, e também chegou ser presidente da Câmara Municipal em 2005 e 2006. Dário também foi secretário Municipal de Saúde até vencer as eleições para prefeito em 2020.

Plano de Governo para Campinas: 10 principais iniciativas

  • Saúde: construção de quatro UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), três Centros de Especialidades Odontológicas, dois Caps (Centros de Atenção Psicossocial e um Centro de Diagnósticos e Procedimentos, além de melhorias em outras unidades.
  • Assistência Social: criação de uma “Casa de Passagem” para mulheres vítimas de violência, ampliação do Centro Pop para moradores de rua, programas para autistas e idosos, além de iniciativas de qualificação profissional e economia solidária.
  • Sustentabilidade: implementação de um Programa de Restauração Ecológica, ampliação do Viveiro Municipal, instalação de lâmpadas LED, e obras para conter alagamentos.
  • Educação: criação de 10 novas escolas de ensino fundamental em período integral, implantação de um Centro Interativo de Ciências, novos modelos de EJA (Educação de Jovens e Adultos), busca ativa baseada em tecnologia da informação e qualificação das estruturas existentes.
  • Segurança Pública: desenvolvimento de um Plano Municipal de Segurança Pública, criação de um novo centro de formação para a Guarda Municipal, viaturas inteligentes, e modernização do sistema de monitoramento da cidade.
  • Saneamento: aumento da capacidade de reserva de água, redução do desperdício em 10%, despoluição de bacias hidrográficas, e melhorias na gestão de resíduos sólidos com uma nova PPP (parceria público-privada), incremento da reciclagem e aterro de resíduos inertes.
  • Esportes, Lazer e Cultura: ampliação dos horários das praças públicas, criação de um Centro Olímpico de Skate, criação de projeto esportivo nas escolas, além de requalificação dos museus e incentivo a atividades culturais como grafite e teatro.
  • Habitação: expansão da regularização fundiária e infraestrutura básica, com assistência técnica em habitação de interesse social.
  • Transporte público: expansão do sistema de ônibus rápido (BRT) nos eixos Amarais e DICs, introdução de ônibus elétricos, modernização do centro de operações e instalação de semáforos inteligentes.
  • Requalificação do Centro: obras de urbanização em ruas principais da cidade, como as Ruas General Osório e 13 de Maio, e a Avenida Senador Saraiva, para revitalizar o centro urbano.

    LEIA O PLANO DE GOVERNO NA ÍNTEGRA AQUI

Pedro Tourinho (PT)
O Plano de Governo contém 19 páginas

Nascido em Belo Horizonte (MG), ele se formou em medicina na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Na Unicamp, especializou-se em medicina preventiva e social. É concursado nas prefeituras de Campinas e Vinhedo. Trabalha em postos de saúde na periferia e bairros populares em ambas as cidades. Também é professor. Leciona saúde da família na PUC-Campinas.

Plano de Governo para Campinas: 10 principais iniciativas

  • Saúde: aumentar o acesso à saúde, com foco na humanização dos atendimentos, redução de filas e espera para consultas, exames e cirurgias, além de valorização dos profissionais da área.
  • Educação: expandir o ensino em tempo integral, garantir vagas em creches e escolas públicas, melhorar a qualidade do ensino e focar em uma educação que promova a diversidade, igualdade e cidadania.
  • Transporte público: implementar a tarifa zero no transporte público, modernizar a frota de ônibus, melhorar a infraestrutura viária e promover uma mobilidade urbana sustentável e acessível.
  • Infraestrutura: promover o desenvolvimento de centralidades urbanas autossuficientes, garantindo que os cidadãos tenham acesso a serviços essenciais próximos de suas residências e preservando áreas naturais e rurais.
  • Sustentabilidade: desenvolver políticas ambientais integradas, promover a agroecologia e a reciclagem, garantir o acesso à água a preços justos e fortalecer a Sanasa.
  • Assistência social: fortalecer o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), promover a segurança alimentar com incentivos à produção de alimentos saudáveis e implementar políticas para erradicar a pobreza e a fome.
  • Habitação: ampliar a oferta de moradias populares, promover a regularização fundiária e garantir que áreas públicas e privadas ociosas sejam destinadas à habitação de interesse social.
  • Trabalho e renda: incentivar a economia solidária, criar uma moeda social para estimular o desenvolvimento local, promover a inclusão produtiva de microempreendedores e pequenas empresas, além de ampliar o acesso ao crédito.
  • Segurança: promover políticas de segurança voltadas para a proteção da vida, combate ao racismo e à violência de gênero, além de reformular a capacitação das forças de segurança com foco nos direitos humanos.
  • Gestão municipal: implantar um governo aberto e participativo, retomando o Orçamento Participativo e promovendo o controle social, com ênfase na transparência, cidadania digital e na eficiência da gestão pública.

LEIA O PLANO DE GOVERNO NA ÍNTEGRA AQUI

Rafa Zimbaldi (Cidadania)
O Plano de Governo contém 80 páginas

Rafa Zimbaldi tem 43 anos, é graduado em relações internacionais, foi vereador em Campinas por quatro mandatos e presidente da Câmara Municipal da metrópole em dois biênios. O candidato foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2018, com 80.789 votos, e repetiu o feito em 2022, quando somou 76.910 votos.

Plano de Governo para Campinas: 10 principais iniciativas

  • Assistência Social: implantação do programa Nova Vida com o propósito de acolher as pessoas em situação de rua e redesenhar as estratégias para o enfrentamento da problemática da dependência química das pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.
  • Saúde: substituir as OSSs por um convênio com a Unicamp e PUC Campinas. Implantação do Poupatempo da Saúde de Campinas. Melhorar a cobertura de atenção básica, reduzir as filas de espera para cirurgias e promover a humanização do atendimento.
  • Educação: ampliar a oferta de vagas e melhorar o atendimento a crianças com oferta de serviços em tempo integral. Garantir o acesso e inclusão das pessoas com deficiência na rede de educação municipal mediante ações de reforço do quadro de funcionários da educação especial.
  • Segurança pública: criar um Plano Estratégico de Segurança Pública com monitoramento digital, expandir a Guarda Municipal e fortalecer e modernizar o videomonitoramento com tecnologia de biometria facial.
  • Desenvolvimento econômico: promover a inovação e competitividade econômica, atrair investimentos em ciência e tecnologia, e apoiar o empreendedorismo e as pequenas empresas. Ampliar e fortalecer o microcrédito municipal.
  • Meio Ambiente: Consolidar a formulação e implantação do Plano Local de Ação Climática (PLAC) de Campinas, visando a redução das emissões de gases de efeito estufa.
  • Habitação: Fortalecer e ampliar os programas e projetos de habitação, urbanização e regularização fundiária com a finalidade de reduzir o déficit de moradia popular e promover a melhoria da qualidade de vida da população que habita em condições de alto risco.
  • Transporte público: Resolver de forma definitiva a licitação para a implantação do novo sistema de transporte coletivo com ônibus novos, menos poluentes, com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas com conexão USB e câmeras. Implantação do Domingão na Tarifa Zero, programa de tarifa zero no transporte público municipal todos os domingos.
  • Desenvolvimento urbano: Obras para a adaptação à mudança climática e enfrentamento de enchentes na Princesa d’Oeste, Orosimbo Maia, Córrego dos Patos, Sousas e Córrego do Piçarrão. Ligação da Avenida John Boyd Dunlop com a Rodovia dos Bandeirantes.
  • Gestão municipal: Formular e implantar o Plano Municipal do Governo Aberto, que tem como propósito fortalecer e assegurar a transparência, prestação de contas e a luta contra a corrupção, além da promoção da participação social e o desenvolvimento de novas tecnologias na interação político-administrativa.

LEIA O PLANO DE GOVERNO NA ÍNTEGRA AQUI

Wilson Matos (Novo)
Plano de Governo contém 18 páginas

Wilson Matos é empresário e construiu carreira nos Estados Unidos, país onde morou por 25 anos. O político se lança candidato à Prefeitura de Campinas pela segunda vez. Em 2020, disputou o cargo à Prefeitura pelo Patriota, alcançando o quinto lugar no primeiro turno, com pouco mais de 15 mil votos.

Plano de Governo para Campinas: 10 principais iniciativas

Gestão municipal: redução de gastos desnecessários através da consolidação de secretarias e otimização das estruturas administrativas. Revisão de contratos e parcerias para garantir melhor custo-benefício e eliminação de despesas supérfluas.

Parcerias Público-Privadas: implementação de privatizações e concessões responsáveis para setores como Setec (Serviços Técnicos Gerais), Ceasa (Centrais de Abastecimento), e Ima (Informática de Municípios Associados) e a abertura de capital da Sanasa, gerando receitas adicionais.

Desenvolvimento urbano: criação de um Instituto de Planejamento e revisão do Plano Diretor e Legislação Urbanística. Redução do IPTU no Centro. Implementação de projetos de retrofit de edifícios abandonados e criação de locação social.

Mobilidade Urbana: expandir a infraestrutura para ciclovias e calçadas, promovendo a mobilidade ativa e segura.

Transporte Público: desenvolver um sistema de transporte público integrado e eficiente, incluindo bilhetagem eletrônica e integração modal.

Habitação: combinar a construção de moradias com programas de subsídio de aluguel e financiamento acessível para ampliar o alcance das políticas de habitação.

Assistência Social: erradicar a situação de moradores de rua no Centro de Campinas através de parcerias, programas comunitários, iniciativas privadas e apoio de instituições internacionais como o Banco Mundial.

Educação: instalação de novas creches. Parcerias com ONGs e empresas privadas para financiamento e gestão das creches. Plano de capacitação de professores, funcionários e incentivo à meritocracia.

Saúde: ampliar a participação em programas preventivos de saúde para reduzir a demanda por atendimentos de emergência e doenças crônicas. Desenvolver portais de informação detalhados sobre o sistema de saúde, incluindo dados sobre atendimentos, filas e indicadores de desempenho.

Parcerias e Cooperação Internacional: estabelecer acordos de cooperação com organismos internacionais e ONGs para obter recursos e apoio técnico para projetos específicos.

LEIA O PLANO DE GOVERNO NA ÍNTEGRA AQUI

Os planos de governo dos cinco candidatos estão disponíveis da página do TSE.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Apostas da região ganham bolada na Mega-Sena; veja cidades

Nova Odessa recebe encontro de caminhoneiros com música e exposição; veja local

Nova Odessa terá Festa das Nações; veja quando

Confira o ranking dos candidatos mais rejeitados pelo campineiro para prefeito – ACidade ON Campinas

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -