Campinas terá um esquema especial de segurança para o segundo turno das eleições para presidente e governador, que será realizado neste domingo (30). A operação começa no sábado (29), a partir das 7h, e segue até o domingo à noite. De acordo com a Administração, a GM (Guarda Municipal) fica responsável pela proteção das creches e escolas municipais onde haverá seções eleitorais.
Além disso, agentes de segurança da corporação ficarão fixos nestas unidades escolares para garantir a integridade das urnas eletrônicas, desde o sábado de manhã até o domingo após o encerramento da votação. Viaturas também vão reforçar o patrulhamento no entorno destes locais.
A GM ainda fará escolta de ida e volta das urnas eletrônicas entre o Fórum Central e as seções de votação, tanto na véspera quanto no dia da eleição. Os guardas municipais também acompanharão os diretores das escolas durante a condução das mídias eletrônicas das urnas ao Fórum Central, local da apuração.
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil emite alerta de tempestade com raios, rajada de vento e granizo na região de Campinas
Evento terá palestra de Ana Hickmann e tratamentos de beleza de graça em Campinas
Em nota, a Prefeitura afirmou que o efetivo empenhado no trabalho durante as eleições não será divulgado por questões de segurança e estratégia.
E-TÍTULO
Os eleitores de todo país têm até o próximo sábado (29), véspera do segundo turno das eleições que ocorrem no domingo (30), para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor.
Implementado em 2018, o e-Título pode ser baixado no celular para ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele também pode ser utilizado para consultar o local de votação, bem como justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até a véspera do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Deste total, 13 milhões de ativações foram efetivadas em 2022.
“O TSE orienta o eleitorado a seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, informa o TSE.
O download do aplicativo e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.
LEIA MAIS
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 130 milhões