A Defesa Civil estadual colocou Campinas em estado de atenção nesta sexta-feira (2), por conta do acumulado de chuvas na cidade. Segundo o boletim do Sidec (Sistema Integrado da Defesa Civil), Campinas registra 84,6 milímetros de chuva no acumulado das últimas 72 horas, o que eleva o risco de deslizamentos de terra e transtornos na cidade.
O aviso foi divulgado durante a manhã e para o final de semana, há mais chances de temporais na cidade (veja abaixo).
Além de Campinas, estão em estado de atenção cidades vizinhas, como Amparo, com registro de 106, 1 milímetros, Jaguariúna, com 116,8 mm, Pedreira, com 90,4 mm, Santa Bárbara d’Oeste, com 107,6 mm, e Sumaré, com 58,4 mm.
LEIA TAMBÉM
Emdec começa a instalar novos radares e 4 deles já multam 2,7 mil motoristas em Campinas
Confira como será a exibição do jogo do Brasil no telão em Campinas
PREVISÃO DE MAIS CHUVA
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) o tempo permanece com condição de instabilidade neste fim de semana. Para hoje, a previsão é de pancadas de chuva e temporais especialmente de forma isolada, mas com potencial de severidade (chuva localmente forte e volumosa, rajadas de vento, não se descartando queda de granizo em alguns pontos) principalmente ao longo da tarde e da noite.
A previsão para o final de semana mantém indicativos de tempo instável e ocorrência de chuvas. Para o sábado, o dia deve amanhecer sob céu parcialmente nublado e temperatura em torno de 20ºC, mas a partir da tarde, o desenvolvimento de nuvens profundas resultará na ocorrência de pancadas de chuva e temporais, persistindo as condições para temporais severos. A temperatura máxima está prevista em 29ºC.
A tendência para o domingo é de céu parcialmente nublado a encoberto ao longo do dia, com previsão de chuvas que podem ocorrer a qualquer momento, inclusive de forma persistente ou recorrente.
“Temporais podem ocorrer, mas com menor potencial de acarretar tempo severo. As temperaturas ficam entre 20ºC e 27ºC, sendo a maior incerteza com relação à temperatura máxima prevista, que poderá oscilar um pouco em torno dos 27ºC a depender da cobertura de nuvens e ocorrência de chuvas entre o final da manhã e o início da tarde”, completou o Cepagri.
LEIA MAIS