As chuvas que atingem Campinas nessa primeira semana do ano já causaram a queda de 27 árvores na cidade. O balanço foi feito pela pela Defesa Civil municipal e contabiliza as ocorrências até ontem (6).
Segundo o órgão, o número chega quase ao total de quedas de árvore registradas em média nos meses de dezembro. No último mês do ano passado, foram 30 quedas de árvore.
De acordo com a Defesa Civil, 24 registros de quedas ocorreram na última terça-feira (4). Nesse dia, as quedas de árvores causaram dois acidentes. Um motociclista foi atingido por uma árvore e uma mulher teve ferimentos após uma árvore cair na Norte-Sul.
BALANÇO
O relatório da Defesa Civil apontou ainda, com dados levantados até ontem, 47 vistorias feitas e 500 ocorrências registradas pelo telefone 199.
A Defesa Civil informou ainda sobre o alerta para o risco de meteorológico que vale até amanhã (8) com possibilidade de tempestades com granizo. Por causa do alerta, a Prefeitura de Campinas segue monitorando 26 áreas de risco. Os locais foram mapeados pelo Serviço Geológico Federal e classificados como alto risco de deslizamento e inundações.
AJUDA
A população pode acionar a Defesa Civil em casos de ocorrências pelo número de telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em situações de emergência. Também é recomendado se cadastrar pelo número 40199 para receber SMS com os alertas da Defesa Civil.
PREVISÃO PARA PRÓXIMOS DIAS
Os números dos atendimentos foram divulgados na primeira reunião da Operação Verão de 2022,que contou com participação remota do meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Bainy.
Segundo ele, as temperaturas devem ser mais elevadas a partir da terceira semana do mês de janeiro, com chuvas acima da média até meados do mês e entre o final de janeiro e início de fevereiro.