
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) confirmou nesta terça-feira (20) que ativou mais três novos radares na cidade. Eles fazem parte dos 18 previstos para iniciarem a operação até o final do ano. Agora, são 14 equipamentos de fiscalização já operando em Campinas em locais que antes não havia monitoramento. Os outros quatro restantes devem ser ativados até a próxima semana.
Segundo a empresa, além dos 11 pontos informados anteriormente, três novos equipamentos de fiscalização eletrônica foram ativados nas avenidas Amoreiras, John Boyd e Ruy Rodriguez no dia 7 de dezembro. Em todos eles a velocidade máxima estabelecida nas vias é de 50 km/h. Veja onde eles estão:
- Avenida as Amoreiras (sentido bairro – Centro) x Avenida Dom Joaquim Mamede da Silva Leite
- Avenida John Boyd Dunlop (sentido bairro – Centro) x Rua Heitor Lacerda Guedes
- Avenida Ruy Rodriguez (sentido bairro – Centro), posterior à Rodovia dos Bandeirantes
Em nota, a empresa informou que os locais estão devidamente sinalizados, com faixas informativas e sinalização vertical, associada à velocidade máxima permitida nas vias.
LEIA TAMBÉM
Campinas abre licitação para nova concessão do transporte público; entenda
Unicamp tem 95 vagas em concursos públicos abertos; veja cargos e salários
VEJA ONDE ESTÃO OS NOVOS RADARES JÁ ATIVADOS EM CAMPINAS:
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Av. Dom Joaquim Mamede da Silva Leite – ativado dia 7/12
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Heitor Lacerda Guedes – ativado dia 7/12
- Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro), 230m post. Rod. dos BandeirantesAvenida Camucim (Centro/bairro) x Rua Aba: ativado no dia 7/12
- Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Av. Francisco de P. O. Nazaré: ativado no dia 7/12
- Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro) x Avenida Arymana: ativado no dia 5/12
- Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro) x Rua Achiles Bertoldi: ativado no dia 5/12
- Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Rua Las Casas dos Santos: ativado no dia 5/12
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Dr. Francisco Pompeu : ativado no dia 5/12
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Avenida Francisco de P. O. Nazaré: ativado no dia 5/12
- Rua Piracicaba (bairro/Centro) x Rua Luis Marcelino Guerneli : ativado no dia 18/11
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) post. Estação Aurélia: ativado no dia 18/11
- Avenida John Boyd Dunlop (Centro /bairro) anterior Estação Aurélia: ativado no dia 18/11
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro), 40m post. Rua Ernesto Carlos Reiman: ativado no dia 18/11
VEJA OS LOCAIS DOS OUTROS 4 RADARES QUE SERÃO ATIVADOS ATÉ O FIM DO ANO:
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Martinopolis
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Achiles Bertoldi
- Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro), Estação Rossin
- Rua Piracicaba (Centro/bairro) x Rua Indaiatuba
MULTAS
Na última semana, a Emdec informou que os 11 novos radares que começaram a entrar em operação em Campinas desde o mês passado já acumulavam 13,6 mil multas a motoristas. Os novos equipamentos de fiscalização foram ativados gradativamente e os outros estão previstos para início do monitoramento até o fim deste mês.
Segundo o balanço, o radar que mais registrou irregularidades foi o cruzamento das ruas Piracicaba e Luis Marcelino Guerneli, no Jardim Novo Campos Elíseos, com 2.506 multas aplicadas desde o início da operação, em 18 de novembro.
Em seguida aparece o equipamento instalado na Avenida John Boyd Dunlop com a Rua Achiles Bertoldi, na região do Cidade Satélite Íris. Desde o início da operação, em 5 de dezembro, o equipamento registrou 1974 multas (veja o balanço aqui).
NOVOS RADARES
Os 18 novos radares contemplam locais onde foram registrados 51 acidentes com morte entre os anos de 2018 e 2021, incluindo as avenidas John Boyd Dunlop, Avenida das Amoreiras, Ruy Rodriguez e Avenida Camucim. De acordo com a empresa, “os locais estão devidamente sinalizados, com faixas informativas e sinalização vertical, associada à velocidade máxima permitida nas vias”.
“Os demais quatro pontos previstos estão sendo ativados gradativamente, conforme a conclusão dos trabalhos que envolvem ligação de energia elétrica pela CPFL e aferição dos equipamentos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP)”, explicou a empresa.
O EDITAL
Foi publicado no dia 7 de abril deste ano o edital que prevê a instalação de 144 radares de fiscalização eletrônica do trânsito em Campinas, com a implantação dos 18 equipamentos a mais e troca de todos os equipamentos dos 126 radares atuais.
Os contratos para a instalação dos novos equipamentos foram assinados em julho mas o início da operação dos novos radares começou somente em novembro. Os equipamentos vão desde medidores fixos de velocidade como avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade.
SUSPENSÃO DO PREFEITO
A nova licitação com os 18 novos radares foi publicada quase dez dias após o prefeito Dário Saadi suspender o edital que previa 58 novos radares na cidade. Na ocasião, a Administração determinou a suspensão do edital no dia 28 de março alegando que “a proposta de aumento, bem como os critérios utilizados pela Emdec, que resultaram no edital publicado, não foram discutidos com o prefeito”.
A diferença entre o novo e o antigo edital, além da quantidade, é que o de agora não prevê a instalação de radares para multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus. Foram removidos ainda do novo edital os equipamentos que estavam previstos para a região do bairro Swiss Park, nas vias Dermival Bernardes Siqueira, Wellman Galvão e Antônio Artioli.
LEIA MAIS
Greve de aeronautas tem atrasos e cancelamentos no 2º dia