- Publicidade -
CotidianoEmdec bloqueia pista de avenida da Lagoa; ideia é tornar medida permanente

Emdec bloqueia pista de avenida da Lagoa; ideia é tornar medida permanente

A Emdec fará uma operação piloto amanhã na avenida do entorno da Lagoa que será conduzida por nove agentes de trânsito

- Publicidade -

O motorista que costuma transitar na região da Lagoa do Taquaral, em Campinas, deve ficar atento para uma alteração que vai acontecer nesta sexta-feira (24), na Avenida Dr. Heitor Penteado, no entorno da área verde. Amanhã, no período entre 6h e 22h, uma operação da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai fechar uma faixa da pista interna da avenida – ao lado da ciclovia – para o trânsito de veículos. A faixa da esquerda será mantida para a circulação.

Segundo a Emdec, o trecho fechado será para a utilização de atividades físicas e para a circulação de pedestres na Lagoa. A ideia amanhã é fazer um teste piloto para que essa ação de bloqueio na pista da avenida ocorra diariamente das 6h às 22h. O bloqueio amanhã feito pela Emedc vai acontecer como forma de teste (entenda abaixo).

A ação da Emdec vai manter os acessos de veículos (entradas e saídas) ao parque e aos bolsões de estacionamento da Lagoa do Taquaral. A operação piloto será conduzida por nove agentes de trânsito que vão sinalizar o trecho com cones.

- Publicidade -

Emdec fará teste amanhã no entorno da Lagoa


A intenção da Emdec é fazer uma “experiência” no trânsito local amanhã para que essa reformulação local passe a acontecer todos os dias da semana e, com isso, dar mais espaço para que o trecho seja utilizado por pedestres.


Como fica a circulação dos ônibus no trecho?


Segundo a Emdec, por conta da circulação dos ônibus do transporte público coletivo, o fechamento não será realizado no trecho entre a rotatória das avenidas Theodureto de Almeida Camargo e Almeida Garret (Praça Otaviano da Silva Leme) e a Rua Padre Manoel Bernardes.

Impacto no trânsito será avaliado pela Emdec

Amanhã, na operação experimental, os agentes da Emdec irão observar os pontos de gargalo no trânsito, especialmente nos pontos de cruzamentos e acessos. Também será avaliada a adesão dos pedestres à iniciativa.

Se a empresa considerar a mudança positiva, um projeto de adequação da circulação será desenvolvido no local para apontar necessidades de redimensionamento das faixas de rolamento, nova sinalização viária e criação de baias de emergência para os veículos.

A ideia é incentivar, ainda mais, o estilo de vida saudável, seguindo a tendência atual de priorizar a mobilidade ativa e o pedestre na circulação. Iremos avaliar o comportamento dos condutores e a dinâmica da circulação. E a viabilidade de implantar de forma definitiva”, afirmou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

- Publicidade -

Mudança vai afetar motoristas da região

A alteração no trânsito no local vai afetar motoristas que moram no entorno e utilizam a avenida diariamente.

“Acho muito legal quando eles fechavam no período da noite a pista interna após às 19h, faziam isso na época que havia o Horário de Verão, e era coerente. Mas fazer isso todos os dias da semana, diariamente e em horários de tráfego intenso, é complicado demais. Acho que falta conhecimento para ver como essa avenida é movimentada”, afirmou a comerciante Camila Fontes, moradora da Chácara Primavera que costuma utilizar a avenida no trecho em frente ao portão principal do parque.

O empresário Márcio Tieres também não aprovou o teste da Emdec. “Quem vai fazer caminhada entre meio-dia e 15h? Agora, vai gerar pontos de lentidão, já que há pontos da avenida que tem semáforos que liga para avenidas com grande volumes de veículos. É desnecessário fazer das 6h às 22h. Faça no período da noite, que terá mais adesão”, afirmou.


Uma outra moradora, que prefere não se identificar, criticou essa ação e outras iniciativas da Prefeitura que afirmam priorizar os pedestres. “Em vez de fechar uma avenida de importante circulação diária de veículos como essa, poderiam buscar melhorar as calçadas, o transporte público e outros pontos que realmente impactam na vida de quem não tem carro”, apontou.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mega-Sena: duas apostas da região acertam quina e faturam R$ 143,5 mil

Cerca de 800 pessoas acompanharam treinos da Seleção Brasileira de Caratê em Piracicaba

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -