- Publicidade -
CotidianoEmdec começa a instalar novos radares e 4 deles já multam 2,7...

Emdec começa a instalar novos radares e 4 deles já multam 2,7 mil motoristas em Campinas

Veja a lista com os locais dos novos radares e prazos para início da operação

- Publicidade -

 

Dos 4 novos radares em operação iniciada, 3 são na John Boyd (Foto: Denny Cesare/Código19)
Dos 4 novos radares em operação iniciada, 3 são na John Boyd (Foto: Denny Cesare/Código19)

 

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) já iniciou a instalação dos 18 novos radares previstos para este ano em vias de Campinas. Quatro aparelhos entraram em operação em pontos onde não havia aparelhos fiscalizadores anteriormente, e em menos de duas semanas, já registraram 2,7 mil infrações de trânsito – a maioria por excesso de velocidade.

- Publicidade -

Três dos dispositivos foram instalados em pontos da Avenida John Boyd Dunlop – dois deles no Jardim Aurélia -, que é a maior do município e a principal ligação para a região do Distrito do Campo Grande. Um quarto equipamento também foi instalado no cruzamento entre as ruas Piracicaba e Luis Marcelino Guerneli, no Jardim Campos Elíseos. Nos pontos que tiveram a instalação a velocidade máxima permitida é de 50km/h.

A previsão é que outros cinco novos pontos com os dispositivos sejam ativados até a próxima segunda-feira (5) e outros nove, até o final do ano. Veja a lista com todos os locais e prazos abaixo.

 

LEIA TAMBÉM

Transporte urbano de Campinas já está normalizado após paralisação; pico será antecipado à tarde

Jogo do Brasil: veja como funcionam comércio, bancos e serviços em Campinas nesta sexta

 

PREVISÃO

- Publicidade -

Os novos equipamentos eletrônicos já estavam previstos no edital publicado neste ano, que aumentou o número de radares na cidade. Ao todo, serão 18 novos equipamentos, totalizando o número de 144 radares de fiscalização espalhados pela metrópole. 

O edital foi publicado em abril, mas até então a Emdec não tinha confirmado o início da operação dos novos equipamentos, que começaram a ser instalados ao longo do ano. Além dos 18 novos pontos de radares, os radares antigos também passam por troca de aparelhos. 

“Os equipamentos de fiscalização eletrônica estão sendo ativados gradativamente, conforme a conclusão dos trabalhos que envolvem ligação de energia elétrica pela CPFL e aferição dos equipamentos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo”, informou a Emdec por meio de nota. 

Ainda segundo a empresa, os 18 novos radares contemplam “locais onde foram registrados 51 acidentes com morte entre os anos de 2018 e 2021, nas avenidas John Boyd Dunlop, Ruy Rodriguez, Camucim e Amoreiras / Rua Piracicaba”. Em todos eles o limite de velocidade permitido será de 50 km/h.

JÁ ATIVADOS 

De acordo com a Emdec, os quatro novos aparelhos, instalados em pontos onde não havia radar anteriormente, foram ativados no dia 18 de novembro, e até o último dia 30 já haviam registrado o total de 2.764 infrações.  

Veja os locais onde estão instalados os novos radares que já estão em operação:

  • Rua Piracicaba (bairro/Centro) x Rua Luis Marcelino Guerneli 
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) post. Estação Aurélia 
  • Avenida John Boyd Dunlop (Centro /bairro) anterior Estação Aurélia 
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro), 40m post. Rua Ernesto Carlos Reiman

TIPOS DE MULTAS

Entre as multas aplicadas nos novos pontos, 2.429 foram por velocidade acima do permitido, 330 por avanço de sinal vermelho e cinco por parada em faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso.
 
Segundo a Emdec, estes quatro locais que receberam os equipamentos estão sinalizados com faixas informativas e sinalização vertical, associada à velocidade máxima permitida nas vias. A previsão é que cinco novos pontos sejam ativados até a próxima segunda-feira (5). 

Veja os locais dos novos radares que serão ativados até o dia 5:

  • Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro) x Avenida Arymana
  • Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro) x Rua Achiles Bertoldi 
  • Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Rua Las Casas dos Santos 
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Dr. Francisco Pompeu  
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Avenida Francisco de P. O. Nazaré

OS 9 FALTANTES 

Em nota, a Emdec afirmou que segue trabalhando para que até o final deste mês, todos os 18 novos pontos estejam operando. Os 9 novos pontos restantes, segundo a empresa, devem começar a operação até o dia 31 de dezembro, mas ainda não há data definida para o início. 

Locais dos últimos 9 radares novos, que serão ativados até o fim do ano: 

  • Avenida Camucim (Centro/bairro) x Rua Aba
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Av. Dom Joaquim Mamede da Silva Leite 
  • Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Martinopolis 
  • Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Av. Francisco de P. O. Nazaré 
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Achiles Bertoldi 
  • Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Heitor Lacerda Guedes 
  • Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro), Estação Rossin 
  • Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro), 230m post. Rod. dos Bandeirantes
  • Rua Piracicaba (Centro/bairro) x Rua Indaiatuba

ENTENDA O NOVO EDITAL

Foi publicado no dia 7 de abril deste ano o novo edital que prevê a instalação de 144 radares de fiscalização eletrônica do trânsito em Campinas, com a implantação de 18 equipamentos a mais e troca de todos os equipamentos dos 126 radares atuais.

Os contratos para a instalação dos novos equipamentos foram assinados em julho. Os equipamentos vão desde medidores fixos de velocidade como avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade. 

SUSPENSÃO DO PREFEITO 

A nova licitação com os 18 novos radares foi publicada quase dez dias após o prefeito Dário Saadi suspender o edital que previa 58 novos radares na cidade. 

Na ocasião, a Administração determinou a suspensão do edital no dia 28 de março alegando que “a proposta de aumento, bem como os critérios utilizados pela Emdec, que resultaram no edital publicado, não foram discutidos com o prefeito”.

Anteriormente, estavam previstos 58 novos radares. Após a suspensão da Prefeitura, a Emdec publicou o novo edital com 18 novos dispositivos.

A diferença entre o novo e o antigo edital, além da quantidade, é que o de agora não prevê a instalação de radares para multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus. Foram removidos ainda do novo edital os equipamentos que estavam previstos para a região do bairro Swiss Park, nas vias Dermival Bernardes Siqueira, Wellman Galvão e Antônio Artioli.

 

 

LEIA MAIS

É hoje: Brasil joga com equipe alternativa contra Camarões

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
Mais Lidas
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -