- Publicidade -
CotidianoEmergência do HC está com superlotação, e Unicamp pede suspensão de envio de pacientes

Emergência do HC está com superlotação, e Unicamp pede suspensão de envio de pacientes

Capacidade física instalada é de 30 leitos, mas, no momento, o HC (Hospital de Clínicas) está com 93 pacientes internados

- Publicidade -

O Hospital de Clínicas, da Unicamp, informou hoje (12) que a Unidade de Emergência Referenciada (UER), que atende pacientes adultos, está com superlotação. A informação foi divulgada pela superintendência da unidade de Saúde que é referência na região.

HC comporta 30 leitos, mas está com 93


Segundo o hospital, o HC está atuando com “sobrecarga da área física, de equipamentos e de recursos humanos e materiais”. A capacidade física instalada é de 30 leitos, mas, no momento, o HC está com 93 pacientes internados.

- Publicidade -

Por causa da superlotação, a direção da unidade de saúde pediu que ambulâncias da região não enviem pacientes para o local. Foram inclusos no comunicado o Samu (Serviço Móvel de Urgência), o Corpo de Bombeiros e a Cross (Central que Regulação de Vagas do Estado de São Paulo) – que envia pacientes de outras cidades para tratamento no HC.


“A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp reafirma sua finalidade para atendimento de casos graves referenciados de toda a região e conta com a compreensão da população até que a situação se normalize“, informou o HC por meio de nota enviada à imprensa.

- Publicidade -


Rede pública está sobrecarregada

Casos de dengue e covid aumentam em 32% os atendimentos nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Rede Mário Gatti de Campinas. O crescimento é relativo aos dois primeiros meses de 2024 em comparação a janeiro e fevereiro do ano passado.

O aumento é devido a pacientes com sintomas de dengue e de covid-19, impactando o tempo de espera para o atendimento. Por isso, a Prefeitura orienta que pacientes com sintomas leves se dirijam aos centros de saúde.

O crescimento – após o Carnaval – já era temido pela Prefeitura, que vem intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue. Era temido também devido à baixa procura pela vacina bivalente, que previne a doença respiratória.

Em relação à dengue, especificamente, a Rede Mario Gatti informou que vem se preparando para um eventual aumento de casos, programando-se para instalar salas de hidratação nas unidades.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Quando o programa do imposto de renda 2024 estará disponível?
Até quando vai a onda de calor? Clima muda nesta segunda

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -