- Publicidade -
CotidianoEmpréstimos de livros físicos seguem em alta nas bibliotecas

Empréstimos de livros físicos seguem em alta nas bibliotecas

Só para se ter uma ideia, a rede de bibliotecas municipais fez 11 mil atendimentos em 2023, e, neste ano, já foram 2,5 mil

- Publicidade -

Mesmo diante da chegada das novas tecnologias, os moradores de Campinas não abandonaram os livros físicos. Só para se ter uma ideia, a rede de bibliotecas municipais fez 11 mil atendimentos em 2023, e, neste ano, já foram 2,5 mil.  

Esses 11 mil atendimentos feitos no ano passado se referem a empréstimos, consultas e atividades de promoção à leitura, como contação de histórias, por exemplo. A quantidade é 37,5% maior que a de 2022, quando foram feitos 8 mil atendimentos.   

No primeiro trimestre deste ano, foram emprestados 2.506 livros e gibis, mais 19 em braille, totalizando 2.525 unidades.   

Entre 2022 e 2023 foram doados mais de 6 mil livros em feiras e eventos desenvolvidos pelas bibliotecas em parceria com a secretaria Municipal de Educação

- Publicidade -

A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink é a mais antiga de Campinas – tem 78 anos – e nos três primeiros meses deste ano emprestou 1.498 exemplares. No ano passado, foram 1.705 no mesmo período. 

A estudante Beatriz Ferreira, de 16 anos, moradora de Campinas, é frequentadora da Biblioteca Manoel Zink. “Comecei a vir à biblioteca por causa da escola e por estar perto da minha casa. Gosto daqui porque é calmo e tem livros muito bons“, diz. No começo, ela pegava gibis da Turma da Mônica para ler. Hoje, curte mais os mangás (histórias em quadrinhos ou romances originários do Japão). 

Acesso à cultura 

Além de biblioteca em si, a Manoel Zink tem um espaço de interação e manifestações artísticas. Possui uma área multiuso, onde são realizadas oficinas, feiras, conversa com autores e lançamentos de livros.  

Há, ainda, a Hemeroteca, que está ligada ao setor de periódicos. São recortes de jornais feitos desde 1946. No fim dos anos 90, esse material foi todo digitalizado por professores da PUC–Campinas e da Unicamp, reunindo relatos de 50 anos de história de Campinas. E o setor em braille, com o trabalho de produção de material para pessoas que estão fazendo uma graduação e têm alguma necessidade específica

Como empresto livros?  

É preciso fazer um cadastro gratuito. Para tanto, é preciso levar:  

  • RG 
  • CPF  
  • Comprovante de residência atualizado 

Bibliotecas Municipais de Campinas

  • Biblioteca Pública Municipal Joaquim de Castro Tibiriçá 
  • Biblioteca Pública Distrital de Sousas Guilherme de Almeida 
  • Biblioteca Pública Infantil Monteiro Lobato 
  • Biblioteca Pública Municipal Cora Coralina 
  • Biblioteca Pública Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink 
  • Biblioteca Pública Municipal Vila Esperança 
  • Biblioteca Pública Municipal Jardim Florence 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -