- Publicidade -
CotidianoEncontrados mais remédios contra câncer furtados de farmácia de Campinas

Encontrados mais remédios contra câncer furtados de farmácia de Campinas

Remédios são para o tratamento de câncer e estavam em uma caixa de isopor que teria sido enviada de avião para Vitória (ES)

- Publicidade -

Mais medicamentos que foram furtados por um servidor público de Campinas foram encontrados nesta segunda-feira (8) pela Polícia Civil.  Os remédios são para o tratamento de câncer e estavam em uma caixa de isopor que teria sido enviada de avião para Vitória (ES) por familiares do funcionário público.

- Publicidade -

Os medicamentos serão periciados tecnicamente pela Polícia Científica e devolvidos para a farmácia judicial do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas.

Na sexta-feira (5), um servidor público, que trabalhava na farmácia, a mulher dele e a enteada tiveram a prisão preventiva decretada por suspeita de furtarem os remédios. Eles estão presos por tempo indeterminado pelo furto de 79 caixas de pembrolizumabe, que custam R$ 1,1 milhão e que sumiram da geladeira da farmácia judicial no fim do ano passado.  O marido da enteada está foragido.

Na casa do funcionário, foram encontradas caixas de isopor e outros remédios que a polícia suspeita que também sejam da farmácia, informou o delegado Fernando Bardi, diretor da Polícia Civil na região de Campinas. “Nós temos a suspeita que isso (o furto dos medicamentos contra o câncer) não é um fato isolado e que não começou agora”, afirmou.

- Publicidade -

As investigações também vão apurar se a família fez movimentações financeiras acima da renda declarada. O que já foi apurado é que o servidor se mudou recentemente para uma casa maior e que comprou um carro de luxo.

“Conversando com a diretora do Departamento Regional de Saúde, nós constatamos que o controle deles é um pouco falho. Um pouco falho a partir do momento que ele é feito sem um sistema de aferição informatizado. Eles têm um sistema de controle que é feito à mão“, informou o delegado.

O esquema era feito por pelo menos quatro pessoas, segundo a Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) – o  órgão da Polícia Civil responsável pelo caso.

  • O servidor, de 61 anos, que furtava os remédios
  • A mulher dele, de 60 anos, e enteada, de 35 anos, que armazenavam e despachavam os medicamentos
  • E o marido da enteada, que negociar a carga com os receptadores

Secretaria Estadual da Saúde

Em nota, a  Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que tassim que tomou conhecimentos dos fatos na quinta-feira (4), acionou de imediato a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) que conseguiu esclarecer o furto e sua provável autoria. Informou ainda que além das medidas policiais, a SES já está tomando todas as medidas administrativas cabíveis.

Prisões

O servidor e a mulher dele foram presos no jardim Campo Belo, em Campinas, onde moram, e a enteada foi presa em Hortolândia, onde ela mora com o genro do funcionário público. O genro está foragido. Os suspeitos vão responder por receptação qualificada, participação em organização criminosa e falsificação de medicamentos.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Calor vem mais forte em 2024? Veja as previsões

Quais são os feriados em São Paulo em 2024? Confira a lista

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -