- Publicidade -
CotidianoEscola particular de Campinas fecha as portas no meio do ano letivo

Escola particular de Campinas fecha as portas no meio do ano letivo

Pais de alunos e funcionários de uma escola particular de Campinas foram surpreendidos nesta quarta-feira (21) com o anúncio do fechamento da escola

- Publicidade -

Pais de alunos e funcionários de uma escola particular de Campinas foram surpreendidos nesta quarta-feira (21) com o anúncio do fechamento da instituição, que encerrou suas atividades imediatamente. A escola, localizada na Rua Padre Domingos Giovanni, 333, no Taquaral, anunciou o encerramento das operações sob a bandeira Maple Bear e, a partir de hoje (22), não haverá mais aulas no local.

Em uma nota enviada por e-mail, a Maple Bear informou: “Por questões alheias à nossa vontade, a Maple Bear Campinas – Taquaral será descredenciada e não continuará operando sob a bandeira Maple Bear. Por questões jurídicas, não será possível a continuidade dos serviços no endereço atual.”

Pai de um dos alunos da unidade, Filipe Fanucchi conta que todos foram surpreendidos com o e-mail por volta das 17h, informando que escola estava oficialmente descredenciada da rede das franquias da marca canadense.

“A escola funcionava aparentemente de maneira perfeita, não havia nenhum tipo de sinal de que isso ocorrer. Nunca houve nenhum tipo de aviso, não houve uma conversa com os pais informando sobre a situação financeira da escola, ou seja, ninguém sabia que a escola estava passando por dificuldades financeiras. Enfim, a notícia chegou como uma bomba para todos os pais”,

conta Felipe.


O e-mail enviado pelo grupo franqueador orientou que todos os alunos seriam realocados para outras unidades do Grupo Maple Bear em Campinas e na região. A distribuição será organizada em uma reunião no The Royal Plaza hoje (22) e amanhã (23). A previsão é que os alunos da unidade Taquaral sejam remanejados ainda esta semana e retomem as aulas nas novas unidades a partir da próxima segunda-feira (26). Para facilitar a transição, os pais também têm a opção de deixar os filhos na unidade da Hípica até amanhã (23).

Pais desacreditados

A situação repentina fez com quem um grupo de pais resolvesse mover uma ação judicial com um pedido de liminar para tentar responsabilizar a franqueadora pela continuidade das atividades. A unidade Taquaral é franqueada por um grupo de ensino de Campinas que possui outras escolas. O fechamento envolve apenas a unidade Taquaral. As unidades da marca localizadas na Hípica, Barão Geraldo, Valinhos e Paulínia seguem funcionando normalmente.

Fanucchi relata ainda que na manhã de hoje (22) os pais participaram de uma reunião com a Maple Bear Brasil, onde receberam informações sobre a situação financeira da unidade do Taquaral. Ele ressaltou ainda que não houve nenhuma manifestação oficial dos responsáveis pela unidade do Taquaral sobre o encerramento das atividades.

“O que eu sei é que oficialmente a escola pertence a um grupo de mantenedores, que são pessoas especialistas em educação. Um grupo até de muita tradição aqui em Campinas, do Centro Cultural, Brasil e Estados Unidos de Campinas. Inclusive eles têm uma empresa aberta aqui desde 1966. Mas, deixaram realmente uma dívida gigantesca, a princípio, a parte fiscal, tributos, são mais de R$ 15 milhões, segundo informações compartilhadas hoje numa reunião de manhã”,

conta.

De acordo com Felipe, um grupo de pais quer mover uma ação judicial com um pedido de liminar para tentar responsabilizar a franqueadora pela continuidade das atividades.

- Publicidade -

“Eu não sei se essa ação foi ajuizada já, e seria uma tentativa de reabilitar, reativar a escola até o final do ano pelo menos, porque havia um acordo entre a franqueadora e a franqueada de que a franqueadora ficaria responsável pelos pagamentos desde que a franqueada cumprisse algumas obrigações até o final do ano, e parece que então não foi cumprida essa parte aí da franqueada”,

explicou.

Suporte aos alunos da escola

Como alternativa para continuidade do estudo, os pais foram informados que terão a opção de transferir os alunos para outras unidades da Maple Bear. As opções disponíveis em Campinas ficam no Parque da Hípica e em Barão Geraldo. Além disso, também há a possibilidade de realocar o contrato para Valinhos e Paulínia.

O plantão para a distribuição dos alunos está acontecendo hoje (22) e amanhã (23) no Hotel Royal Palm, das 8h às 21h, no Jardim Califórnia. Segundo a empresa, o objetivo é definir medidas e protocolos para que os alunos retornem às aulas na segunda-feira (26).

“Essa medida tem como objetivo garantir a manutenção dos elevados padrões de qualidade e atendimento que caracterizam a Maple Bear, assegurando o bem-estar e o aprendizado contínuo de nossos alunos. Durante este período de transição, a Maple Bear Brasil prestará todo o suporte necessário às famílias para garantir uma mudança tranquila e eficaz”, afirmou a empresa em nota. Ainda, de acordo com a franqueadora, a unidade do Taquaral foi descredenciada por questões financeiras.

“No que tange o encerramento das atividades, a Rede Maple Bear Brasil reforça que o descredenciamento da Maple Bear Campinas – Taquaral se deu pela insolvência total, ou seja, quebra do franqueado que já não tinha mais condições financeiras de manter a escola”, informou a Maple Bear Brasil por meio de nota.

Funcionários da escola demitidos

O problema na unidade Taquaral não envolve apenas os alunos da escola, os professores também foram demitidos da unidade de ensino do Taquaral, no final da tarde desta quarta-feira (21).

Eles foram informados sobre o fechamento da unidade e encerramento dos contratos de trabalho durante reunião com o advogado do CCBEUC (Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Campinas), mantenedor da unidade.

Ao todo, 60 professores foram demitidos, além de funcionários do setor administrativo, limpeza e segurança, totalizando cerca de 100 pessoas. O Sinpro (Sindicato dos Professores de Campinas e região) informou que já notificou o MPT (Ministério Público do Trabalho) a respeito da situação.

De acordo com a professora de educação física da unidade, Elisangela Aparecida da Silva Cren, os professores haviam solicitado uma reunião com a administração da escola porque o vale alimentação do mês não foi pago, mas eles não esperavam receber a notícia de fechamento da Maple Bear Taquaral.

“A gente foi pego de surpresa, a escola fechou. Não recebemos Fundo de Garantia desde 2018, que não depositaram. E a gente tá saindo com uma mão na frente, outra atrás mesmo. Somente com seguro-desemprego, que assim que houver a rescisão, a gente vai conseguir receber. A escola não tem dinheiro para nos pagar, pediu para que a gente entrasse na Justiça, agora no mês de agosto a gente não tem salário e tá todo mundo desesperado”,

contou Elisangela.

Ainda, segundo a professora, os funcionários participaram hoje (22), de reunião com a Maple Bear Brasil, que informou que não vai assumir as dívidas da unidade.

“Ela não vai fazer esse acerto e a gente precisa agora entrar na Justiça para ver o que vai acontecer, porque o que preocupa é que não teve nenhum aviso, eles nunca foram claros e a gente está sem salário agora. Está todo mundo apavorado, sem saber o que faz”,

afirmou.


Sobre a falta de pagamento dos salários e verbas rescisórias para os funcionários, a Maple Bear Brasil afirmou que a resolução do problema cabe à mantenedora.

“Compete agora ao Centro Cultural Brasil Estados Unidos, enquanto franqueado e, em respeito à comunidade escolar, garantir assistência aos colaboradores e proceder, dentro da lei, com lisura, ética e transparência”,

afirmou a franqueadora.

Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Campinas

O CCBEUC foi fundado em 1963 e é uma instituição sem fins lucrativos voltada à promoção de relações culturais entre o Brasil e Estados Unidos. O centro foi procurado pela reportagem, mas não respondeu aos nossos contatos.

Maple Bear

A Maple Bear Canadian School é uma rede de escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio de origem canadense, que conta com mais de 150 escolas franqueadas no Brasil e mais de 531 no mundo.

Veja a nota na íntegra da Maple Bear Brasil:

Informamos que as operações da Maple Bear Campinas – Taquaral serão descontinuadas e que os alunos que estudavam nessa unidade serão, conforme preferência dos pais, realocados nas unidades Maple Bear Campinas Hípica, Maple Bear Campinas Barão Geraldo, Maple Bear Valinhos e Maple Bear Paulínia. Essa medida tem como objetivo garantir a manutenção dos elevados padrões de qualidade e atendimento que caracterizam a Maple Bear, assegurando o bem-estar e o aprendizado contínuo de nossos alunos. Durante este período de transição, a Maple Bear Brasil prestará todo o suporte necessário às famílias para garantir uma mudança tranquila e eficaz.

No que tange o encerramento das atividades, a Rede Maple Bear Brasil reforça que o descredenciamento da Maple Bear Campinas – Taquaral se deu pela insolvência total, ou seja, quebra do franquiado que já não tinha mais condições financeiras de manter a escola. Compete agora ao Centro Cultural Brasil Estados Unidos – CCBEU, enquanto franqueado e, em respeito à comunidade escolar, garantir assistência aos colaboradores e proceder, dentro da lei, com lisura, ética e transparência. A Rede Maple Bear, solidária aos colaboradores, se coloca à disposição para, após o processo de rescisão e homologação contratual, garantir que os professores participem dos processos seletivos abertos nas outras unidades da Rede espalhadas pelo Brasil.


Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba terá Caravana do Crédito para empreendedores

Santa Bárbara Rock Fest começa nesta sexta com shows gratuitos de Pitty, Fresno e Sepultura

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -