O governo do estado de São Paulo reabriu as inscrições para o programa Bolsa Empreendedor. A ação oferece capacitação e formalização a desempregados e autônomos informais em situação de vulnerabilidade, além de um auxílio no valor de R$ 1 mil, pago em duas parcelas de R$ 500. Os interessados podem se inscrever pelo site até dia 03 de janeiro.
De acordo com o governo estadual, a iniciativa é voltada aos desempregados, trabalhadores informais e também microempreendedores individuais. Entretanto, alguns grupos possuem prioridade, sendo eles:
*Mulheres;
*Pretos (a), Pardos (a) e Indígenas;
*Jovens de 18 a 35 anos;
*PCDs;
*Famílias de baixa renda.
O Bolsa Empreendedor oferece um curso de empreendedorismo do Sebrae com fundamentos de negócio para criar ou fortalecer seu empreendimento e fornece orientações sobre formalização através da MEI, que garante acesso a direitos como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença.
Após o preenchimento do formulário de inscrição o candidato deve aguardar a divulgação dos selecionados, que devem ocorrer até o dia 15. O programa foi criado pelo governo do estado de São Paulo para apoiar a ação empreendedora entre os grupos mais afetados durante a pandemia do novo coronavírus. O número total de vagas para cada município não foi divulgado.