A lei que reserva 30% das vagas de programas de estágio na administração municipal de Campinas para estudantes pretos e pardos foi sancionada pela Prefeitura na sexta-feira (15). A informação foi confirmada neste sábado (16).
O projeto, que foi aprovado por unanimidade na Câmara em junho, altera a lei do “Programa de Incentivo ao Estágio Remunerado” na Administração Municipal. Porém, não se aplica a editais ou processos anteriores à sanção.
A medida determina que 30% das vagas sejam reservadas a pessoas negras. A proposta é de autoria do vereador Luiz Rossini (PV), que defende que o texto normatiza em nível municipal o que o funcionalismo federal já contempla.
Conforme um balanço da Administração, atualmente 3,4 mil dos 15 mil servidores da Prefeitura e das autarquias municipais se declaram negros.
LEIA MAIS
Acostamento de rodovias: número de acidentes sobe em SP
Preço da gasolina varia até R$ 0,60 em Campinas; entenda
OPERAÇÃO NO TRÂNSITO
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) realiza uma operação especial no trânsito e transporte da região do Campo Grande, em Campinas, neste domingo (17). A ação busca auxiliar na etapa do “Circuito de Corridas Distritos de Campinas 2022”.
A prova faz parte das comemorações do aniversário de 248 anos de Campinas e acontece a partir das 7h30, na Praça João Amazonas. O evento é composto por corrida ou caminhada de 6 km.
BLOQUEIOS
As ações operacionais da empresa começam no início da manhã de domingo, com circulação dos agentes pela Avenida Cássio Soares Couto e monitoramento da Praça João Amazonas. As estruturas para o evento serão montadas no local.
A partir das 6h30, serão executados bloqueios viários no entorno da praça. A partir das 7h30, quando ocorre a largada, os agentes acompanham a evolução do evento, realizando bloqueios temporários nos cruzamentos que compõem o trajeto.
O percurso tem início na Praça João Amazonas e segue itinerário por vias como a Cássio Soares Couto, Humberto Formicola, Frei Damião, Adolpho Bloch, Alziro Arten, Orlando Paschoal, Clóvis Antônio Garcia, retornando para a João Amazonas.
Os bloqueios serão liberados após a passagem de todos os participantes.
TRANSPORTE
Devido aos bloqueios nas vias, os itinerários de cinco linhas de ônibus do transporte público coletivo serão impactados. São elas:
– 203: Campina Grande
– 204: Parque da Floresta
– 212: Terminal Itajaí
– 213: Terminal Itajaí
– 215: Jardim Bassoli
Ao todo, serão 26 agentes da mobilidade urbana atuando diretamente na corrida, operacionalizando o trânsito e o transporte. Além de equipes semafóricas e da Divisão de Controle Operacional.
Em caso de dúvidas, os motoristas podem entrar em contato com a empresa através do telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. No caso de chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.
A PROVA
O Circuito de Corridas dos Distritos está em sua 6ª edição e retorna depois de dois anos de interrupção. A realização é da Secretaria de Esportes e Lazer com a Proworld, empresa especializada em promoção de eventos esportivos.
A última edição foi em 2019 e a Secretaria espera repetir este ano o mesmo sucesso de anos anteriores.
LEIA TAMBÉM
Egito foca em turistas do Brasil para atenuar perdas